quarta-feira, 10 de junho de 2009

Carlsen vence em León,Ding Liren ganha o torneio chinês sem jogar! e Anand vence por 2 pontos Lékó

Muitos torneios acabaram de encerrar porém esperei um pouco para poder fazer o "post-morten" deles juntos não num mesmo post porém, no mesmo dia ou semana contudo,acabei de ver que o Karpov Memorial já terminou e não tenho nada pronto...=P!
Abrindo com o campeonato nacional chinês temos uma surpresa e tanto.O adolescente Deng Liren após Wang Hao liderar praticamente todo o torneio venceu e ainda mais sem jogar na última rodada,razão: pela ética de tolerância zero das novas regras da FIDE foi cedida a vitória a ele pelo atraso de 5 segundos! do adversário.

Então, como se não bastasse a liderança de Wang Hao sobre jogadores mais renomados como Bu Xianghzi e Ni Hua Deng Liren consegue bater esses dois e ainda passar por Wang Hao para vencer o torneio,realmente cheio de surpresas esse país do extremo oriente não!?Não interpretem como se eu estivesse triste pois é sempre bom ter essas surpresas para mostrar como o xadrez é emocionante.Talvez possamos contar ainda com uma grande revelação chinesa(mais uma!)para o segundo semestre de 2009 ou primeiro de 2010?


Quanto ao campeonato chinês feminino confesso que pouco sei porém ao julgar pela tabela e partidas que olhei não houve muitas surpresas as jogadoras mais fortes(ELO) tomaram as rédeas do jogo e disputaram entre si o título que foi ganho por Shen Yang entretanto,como o xadrez feminino foi o que deu a fama para os chineses acho essa citação mais do que necessária apesar da principal jogadora Hou Yifan estar jogando entre os homens.Além do site oficial: http://live.chinaqiyuan.com/chess.html recomendo dar uma olhada no site francês http://www.europe-echecs.com/ que pode ser mais inteligível para nos brasileiros.







Magistral Ciudad de León

No tradicional torneio magistral ciudad de Léon foi típico torneio rápido sem muitas surpresas no entanto combativo.Após as eliminatórias de sexta e sábado dois jogadores sairam para a final: Vassilij Ivanchuk após derrotar o russo Alexander Morezevich e Magnus Carlsen após defenestrar Wang Yue(peço desculpas aqui por incluir ele no campeonato nacional chinês anterior pois ocorreu da informação do siteque consultei estar errada).Após partidas extremamente disputadas Carlsen derrotou Ivanchuk no Armageddon por 4-3 ,ou seja,após partidas rápidas de 25 min.,Blitz de 5 min ainda tivemos de 3 min. se não me engano com o tempo portanto,que luta!


Vendo do meu ponto de vista quando o jogador em melhor forma(por ser mais jovem e ter maior rating)ganha creio que as análises ficam por conta de cada um afinal de contas não vou chatear ninguém com as minhas...rsrsrs
Fica a recomendação do site http://www.chessvibes.com/ para conferir os vídeos feitos pelo repórter extremamente competente Peter Dogers que também é idealizador do site que é da Holanda e surgiu parao torneio de Wijk ann Zee na Holanda.O site é praticamente um Blog porém bem mais sofisticado que o meu.É somente clicar no post desejado no caso -Léon Carlsen- e terás os vídeos a disposição.



Match Lékó vs. Anand



Realizado em Miskolc na Hungria,o GM indiano Vishwanathan Anand venceu com facilidade por dois pontos o Húngaro Péter Lékó.O placar final mostra 5-3 para o atual campeão mundial.O site já citado aqui anteriormente http://www.europe-echecs.com/ tem vários vídeos sobre o evento.









Além do site oficial www.lekoanand.hu o site novamente a ser consultado para vídeos é o europe-echecs.com feitos pelo GM francês Robert Fontaine.

Ainda não acabou!Voltarei num segundo post para fala de Karpov Memorial e de interzonais um deles realizado no Rio de Janeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário