domingo, 1 de fevereiro de 2009

Primeiras impressões do Blog

Para começar as postagens gostaria de dizer que meu objetivo é mais que simplesmente um diário virtual.Quero falar e divulgar o xadrez,conforme presenciei nesses 10 anos jogando e acompanhando o xadrez ,a internet é o principal meio de fazê-lo.Todas as notícias,torneios(sejam eles nacionais ou internacionais)podem ser facilmente seguidos via web.Num país onde o xadrez não é tão popular a oportunidade de ter o maior número de sites e blogs possível é importante, por isso motivo-me a escrever esse pequeno blog sobre algo que gosto e posso contribuir para ser mais abrangente.
Coloquei vários links que considero importante para enxadristas desde os iniciantes aos mais experientes que eu.Com base nesses sites gostaria de fazer uma curta explanação sobre eles:

This Week in Chess

Este site é para aqueles que além de terem o domínio do inglês procuram um site sucinto sobre o xadrez mundial.Em suma,aquele site para saber o que aconteceu na semana como o próprio nome diz.Uma consulta rápida aos eventos e resultados.

Clube de Xadrez

Este site é o que considero o melhor dos sites brasileiros de xadrez.Criado pelo jogador,professor e mineiro Gérson Peres Batista.Possui as notícias mais recentes do xadrez de forma mais imparcial possível com colunistas das áreas de arbitagem,teoria e etc. em seu site.Através deste site começei a explorar esse mundo do xadrez na internet.Possui também uma loja de artigos de xadrez para os interessados.

Chessbase

Este é o site mais completo da web para mim.Reportagens completas dos principais eventos enxadrísticos.Apesar de não se atualizar tão rápido quanto o TWIC é mais completo com imagens estudos profundos por professores e especialistas da área.Há versões em inglês,espanhol e alemão.

Chessdom

É uma das minhas descobertas mais recentes.É um site onde se encontra além dos torneios mais tradicionais,eventos fortes que ocorrem pelo mundo com jogadores talvez não "top players" mas fortes e interessantes para os estudos.Afinal não precisa ser um Anand para ensinar algo há alguém.Usualmente é nesses torneios que surgem futuras estrelas do xadrez além de fortes jogadores na casa dos 2600 de pontuação.

Chessgames e 365Chessgames

Esses dois sites são o que se pode chamar de "database" virtual.Além de possuir uma grande quantidade de jogos para serem visualizados(O que o Chessbase oferece um programa para baixar que possui a mesma função e você mesmo faz seu acervo de partidas para analisar) esses dois sites proporcionam uma discussão com outros jogadores de diversos países sobre os jogos tendo um fórum permanente para cada jogo e torneio.

Bom,por enquanto é isso.Depois explicarei outros links que coloquei como favoritos e que podem ajudar qualquer jogador.Assim que possível postarei isso e minha impressão do tradicional torneio Corus,Wijk ann Zee ,na Holanda em sua 71ª edição que termina domingo dia 1 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário