quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Aeroflot Chess Open 2009,Moscou,Rússia






Chega a mais uma edição o tradicional torneio de xadrez Aeroflot Chess Open que começará no dia 16 de Fevereiro(2 dias antes do Super-GM de Linares,ou seja,já para ir aquecendo para o dia 18) que se formata de maneira muito parecida ao recém acabado Moscow Open porém atraí jogadores de mais alto nível do que o anterior.Um dos exemplos é o Francês Etienne Bacrot,ex-prodígio do xadrez GM aos 14 anos,que com seu ELO 2722 abrilianta o torneio desse ano.Sou crítico mesmo assim em relação a Bacrot pois nunca vi nada escrito de ninguém que me dissesse o contrário ,mas os jogos dele não parecem ter muita emoção ou alguma coisa de novo.Como não um jogador de rating altíssimo(quando me refiro há altíssimo falo acima de 2750 ELO[Aronian,Radjabov,Carlsen,Ivanchuk,Topálov,Anand,Morezevich,Movsesian e Leko] e digo que são altíssimo pois são a faixa de mais probalidade de ir ao campeonato mundial e também a com mais títulos de torneios grandes).Porém, não estou menos prezando o GM Bacrot pois sei que suas habilidades com as peças são ótimas ,contudo quando se fala nesses jogadores que citei acima ele pouco apareceu entre eles mesmo assim é um grande jogador e ainda pode me surpreender(e tomára que o faça).Bom,acho que tudo isso é para explicar que não irei escolher o GM Bacrot como favorito para esse torneio mas os jogadores em ascensão O GM Gabriel Sargissian(2673ELO) e o GM Maxim Rodeshtein (2650ELO). Escolho esses dois primeiro porque fizeram uma ótima olimpíada em Dresden e em segundo porque o GM Sargissian é ex-companheiro de treino de Levon Aronian e o GM Rodeshtein é o atual "second" como dizem os estado-unidenses porém é o mesmo significado.Quando se está envolvido com esse como gosto de chamá-lo de "romântico" do xadrez acho que muitas boas idéias podem sair daí.É um jogador inspirado e que seus jogos são fascinantes ,principalmente, recomendo os jogos dele contra o atual campeão mundial Anand que justamente ele ganhou como no Corus de 2008.Uma boa parte dos jogadores do Moscow Open vai estar nesse torneio também.Para ver a lista de comfirmados existe esse link que foi disponibilizado pelo site do torneio: http://www.aeroflotchess.com/results/listconf.swf .






2 comentários:

  1. Olá amigo! Sou do GDCX. Seu blog está muito interessante. É sempre bom ter um canal para acompanhar as notícias. Visite meu blog também: http://paulchess10.blogspot.com . Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Posso dar uma sugestão. Tenho a impressão de que o layout de cores (fundo laranja com letras brancas) dificulta um pouco a leitura... Abraços.

    ResponderExcluir