sábado, 23 de novembro de 2013

Campeonato Mundial de Xadrez FIDE 2013: Magnus Carlsen é o 16º campeão!!!!

   Se a pergunta de saída foi quando chega um momento tão esperado chega na postagem de introdução do Campeonato Mundial de Xadrez FIDE 2013, então acredito que outra pergunta perfeita para esse momento de finalização do Match é:

O que fazer quando as suas melhores esperanças se concretizam?

   O Match começou um pouco frio, partidas curtas e com uma preocupação excessiva. Muitos cuidados que não pareciam refletir o xadrez de Magnus Carlsen pelo menos. Acredito que seja pacífico afirmar que Anand também precisaria ser mais agressivo do que foi com Gelfand por exemplo. A dúvida começa a surgir entre os mais fanáticos fãs, principlamente depois de Carlsen usar a Caro-Kann. Todavia, apesar das dúvidas no entanto na 1ª tentativa mais incisiva de Anand penetra no "muro de Berlin" de Carlsen o resultado foi uma solidez que permitiu o norueguês conservar o empate. Chega então as partidas 5 e 6 que abrem 2 de vantagem para Carlsen. Havia no segundo jogo a espera da resposta da Anand à altura, mas a Defesa de Berlin de Carlsen fez com que Anand fosse derrotado mais uma vez. Essa vantagem de duas vitórias em sequência fez que a pressão voltasse para Anand que diante de Carlsen começou a sentir a falta de recursos para vencer. Esperava que Anand dê-se um pouco mais de trabalho, acha-se algo de diferente, mas nanda surte efeito. Nem nas melhores perspectivas pensaríamos em 2 vitórias seguidas de Carlsen. A superioridade fica evidente e o estresse foi grande, mas ele o suportou assim como fez mais cedo esse ano em Londres.
   

    

   As próximas partidas vieram empates o que acenturam a dificuldade para Anand que se via na obrigação de ganhar e sendo reduzido em oportunidades de fazê-lo. Carlsen parou o jogo de Anand como fez de início e a espera de um erro para se aproveitar, o que não aconteceu em níveis suficientes para uma vitória. Resta as partidas 9,10,11 e 12 para Anand ganhar 3 em 4!!! Um desafio hercúlo (de Hércules) para o atual campeão mundial. Carlsen havia estudado e analisado bem as propostas de Anand nas primeiras partidas.
  Chegamos ao momento decisivo depois de um dia livre e Anand parte com g4 e seus peões da ala do Rei para derrotar Carlsen que contra-ataca na ala da Dama e coroa uma Dama e segue-se o erro de Anand protegendo com o Cavalo o que dá a oportunidade de Carlsen de eliminar a peça que daria o xeque-mate para Anand. Vishy precisa ganhar 3 em 3 e a pressão sobre totalmente a cabeça com uma tentativa de Siciliana que é rebatida com um Atatque Canal com Bb5. Termina num final onde mesmo com o Cavalo mais Anand necessita sacerificá-lo para Carlsen não coroar. Magnus é campeão!!!!




   Parabéns Magnus!!! Foi realmente fantástico ver a superioridade que já constatavamos aparecer de verdade no mano a mano. Carlsen não deu a menor chance a Anand, foi implacável!!!! Uma nova era do xadrez inicia-se e Carlsen renova o xadrez por inteiro, mudando os paradigmas do jogo. No próximo 30 de Novembro ele completa 23 anos. O presente ele já se deu. 
   Alguns falam de um novo xadrez agnóstico sem uma preocupação mais exagerada a abertura e concentrada no desenvolvimento do jogo e de busca de posições sólidas com chances de ataque oou finais com probabilidade de vitória. Sabemos que Carlsen busca e esmiussa cada posição, procurando deixar seu adversário com o problema, com a questão a resolver, isto é, criatividade.

Link:


Vídeos:


Por enquanto é só pessoal,
MBS.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Campeonato Mundial de Xadrez FIDE 2013: Anand vs. Carlsen

   O que fazer quando um dia tão esperado chega? Quem já não passou por tal momento? São várias as situações que chegam a essa mesma pergunta. Magnus Carlsen já deve ter se perguntado o mesmo há algum tempo. Acredito que se ele respondeu essa pergunta Vishy Anad terá sérios problemas, maiores do que ele já espera. Um momento único do xadrez em décadas. O Match pelo título mundial de xadrez começa com seu jogo 1 amanhã. Carlsen terá brancas. O confronto que é histórico antes mesmo de começar:

Viswanathan Anand vs. Magnus Carlsen


   Como todo momento onde a ansiosidade nos contamina é difícil saber por onde começar. Quando comecei a perceber a dimensão do xadrez a nível mundial Viswanathan Anand já era um grande jogador, mas não campeão mundial. De fato, aprendi que ele havia em 1995 passado por um momento muito ruim jogando contra Kasparov que explorou bem seus pontos fracos. Na época Anand vivia a situação que Carlsen passa agora. Carlsen já era um jovem talentoso quando eu vi meu primeiro Corus Chess Tournament em 2000, hoje é conhecido com Tata Steel Chess Tournament. O mais jovem GM da história do xadrez!!! Era o que era dito na época. Desde aquele momento, mesmo que inconscientemente projetei a chegada ao Campeonato Mundial de Carlsen e a partir de 2009 e sua ascensão essa crença passou a ser cada vez mais forte. Enquanto esses anos passavam eu não percebi o campeão mundial em 2007 Viswanathan Anand. Sempre distante, sem disputar muitos títulos e so comentários constantes de especialistas diziam: "Ele está se concentrando para enfrentar Kramnik, Gelfand...". A verdade que mesmo tendo acompanhado o Match de Bonn eu mal vi Anand jogar. Mostrar seu jogo principal e entusiasmar o público. Não digo que ele não merece o título, tenho certeza pelas databases na internet de sua qualidade, mas a postura de Anand diante dos torneios me fustra. Já Carlsen demonstrou que continuaria disputando tudo e venceu muitos torneios desde a certeza em Londres que enfrentaria Anand.
   A cidade natal de Anand, Chennai na Índia, foi escolhida para abrigar o Match. Serão 12 rodadas de xadrez clássico com controle de tempo de 120 min p/ 40 lances: 60 min até os 60 lances: 15 min + 30 s para o resto do jogo. Quantas dessas partidas estarão marcadas nas nossas memórias para sempre? Minha preferência é clara já nesse ponto. Muitos dizem que Carlsen é um novo patamar no xadrez e eu acredito nisso assim minha torcida é em apoio a juventude e suas novas ideias para fazer nosso jogo crescer mais uma vez.
   Seja você fã de Carlsen ou de Anand nesse Match que seja um momento inesquecível no xadrez para você! Aproveite este tempo, pois será fantástico, ou não é assim para todos os momentos pelos os quais esperamos tanto. Nas competições de xadrez esse Match é isso! A experiência de Anand versus a inovação de Carlsen, talvez a mais óbvia perspectiva desse jogo, mas é verdade. São 6 anos de coroa. Aperto de mão e joguem!!!!

Links:

Resultados

Por enquanto é só pessoal,
MBS.  

19º Campeonato Europeu de Times 2013

   Na cidade de Varsória, capital da Polônia, estará acontecendo a 19º edição do European Team Chess Championship promovido pela União Européia de Xadrez. Alguns dos mais fortes times do continente disputaram o título de mais forte nação da Europa. 
   Serão 184 jogadores na seção aberta do torneio e 155 na seção feminina. O evento terá 9 rodadas que serão disputadas 5 à 5 tabuleiros com controle de tempo de 90 min p/ 40 lances: 30 min + 30s de acréscimo por lance até o final do jogo.
   Há quase 30 anos a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas teve seu fim na Europa Central, todavia a fama da força dos jogadores soviéticos ainda é forte no meio enxadrístico. A potência dada para os sovéticos foi passada a Federação de maiores proporções da União: A Rússia. Mesmo sendo considerados lendários os russos estão com problemas de manter essa repercussão acesa. Desde 2002 não vencem as olimpíadas e a última vez que conquistram o título europeu foi em 2007. Dois dos grande pilares dos soviéticos foram retirados: Armênia do campeão mundial Tigran Petrosian e Ucrânia. Não por acaso o xadrez é forte nesses países e eles tem tido sucesso na competição de times na última década pelo menos. Além desses o Azerbaijão onde Garry Kasparov nasceu também é uma potência nos dias presentes. Já na seção feminina o time russo faz mais jus a fama alcançada pelos homens. Desde 2007 é campeão do título europeu. Alexandra Kosteniuk e Cia. fazem um grande momento para o time feminino russo e apenas as chinesas nos campeonatos mundias as ofuscam. 

Links:

Galeria de Fotos (em breve)
Galeria de Vídeos (em breve)

Por hora é somente isso,
MBS.