sábado, 23 de novembro de 2013

Campeonato Mundial de Xadrez FIDE 2013: Magnus Carlsen é o 16º campeão!!!!

   Se a pergunta de saída foi quando chega um momento tão esperado chega na postagem de introdução do Campeonato Mundial de Xadrez FIDE 2013, então acredito que outra pergunta perfeita para esse momento de finalização do Match é:

O que fazer quando as suas melhores esperanças se concretizam?

   O Match começou um pouco frio, partidas curtas e com uma preocupação excessiva. Muitos cuidados que não pareciam refletir o xadrez de Magnus Carlsen pelo menos. Acredito que seja pacífico afirmar que Anand também precisaria ser mais agressivo do que foi com Gelfand por exemplo. A dúvida começa a surgir entre os mais fanáticos fãs, principlamente depois de Carlsen usar a Caro-Kann. Todavia, apesar das dúvidas no entanto na 1ª tentativa mais incisiva de Anand penetra no "muro de Berlin" de Carlsen o resultado foi uma solidez que permitiu o norueguês conservar o empate. Chega então as partidas 5 e 6 que abrem 2 de vantagem para Carlsen. Havia no segundo jogo a espera da resposta da Anand à altura, mas a Defesa de Berlin de Carlsen fez com que Anand fosse derrotado mais uma vez. Essa vantagem de duas vitórias em sequência fez que a pressão voltasse para Anand que diante de Carlsen começou a sentir a falta de recursos para vencer. Esperava que Anand dê-se um pouco mais de trabalho, acha-se algo de diferente, mas nanda surte efeito. Nem nas melhores perspectivas pensaríamos em 2 vitórias seguidas de Carlsen. A superioridade fica evidente e o estresse foi grande, mas ele o suportou assim como fez mais cedo esse ano em Londres.
   

    

   As próximas partidas vieram empates o que acenturam a dificuldade para Anand que se via na obrigação de ganhar e sendo reduzido em oportunidades de fazê-lo. Carlsen parou o jogo de Anand como fez de início e a espera de um erro para se aproveitar, o que não aconteceu em níveis suficientes para uma vitória. Resta as partidas 9,10,11 e 12 para Anand ganhar 3 em 4!!! Um desafio hercúlo (de Hércules) para o atual campeão mundial. Carlsen havia estudado e analisado bem as propostas de Anand nas primeiras partidas.
  Chegamos ao momento decisivo depois de um dia livre e Anand parte com g4 e seus peões da ala do Rei para derrotar Carlsen que contra-ataca na ala da Dama e coroa uma Dama e segue-se o erro de Anand protegendo com o Cavalo o que dá a oportunidade de Carlsen de eliminar a peça que daria o xeque-mate para Anand. Vishy precisa ganhar 3 em 3 e a pressão sobre totalmente a cabeça com uma tentativa de Siciliana que é rebatida com um Atatque Canal com Bb5. Termina num final onde mesmo com o Cavalo mais Anand necessita sacerificá-lo para Carlsen não coroar. Magnus é campeão!!!!




   Parabéns Magnus!!! Foi realmente fantástico ver a superioridade que já constatavamos aparecer de verdade no mano a mano. Carlsen não deu a menor chance a Anand, foi implacável!!!! Uma nova era do xadrez inicia-se e Carlsen renova o xadrez por inteiro, mudando os paradigmas do jogo. No próximo 30 de Novembro ele completa 23 anos. O presente ele já se deu. 
   Alguns falam de um novo xadrez agnóstico sem uma preocupação mais exagerada a abertura e concentrada no desenvolvimento do jogo e de busca de posições sólidas com chances de ataque oou finais com probabilidade de vitória. Sabemos que Carlsen busca e esmiussa cada posição, procurando deixar seu adversário com o problema, com a questão a resolver, isto é, criatividade.

Link:


Vídeos:


Por enquanto é só pessoal,
MBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário