sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Campeonato Mundial de Xadrez FIDE 2013: Anand vs. Carlsen

   O que fazer quando um dia tão esperado chega? Quem já não passou por tal momento? São várias as situações que chegam a essa mesma pergunta. Magnus Carlsen já deve ter se perguntado o mesmo há algum tempo. Acredito que se ele respondeu essa pergunta Vishy Anad terá sérios problemas, maiores do que ele já espera. Um momento único do xadrez em décadas. O Match pelo título mundial de xadrez começa com seu jogo 1 amanhã. Carlsen terá brancas. O confronto que é histórico antes mesmo de começar:

Viswanathan Anand vs. Magnus Carlsen


   Como todo momento onde a ansiosidade nos contamina é difícil saber por onde começar. Quando comecei a perceber a dimensão do xadrez a nível mundial Viswanathan Anand já era um grande jogador, mas não campeão mundial. De fato, aprendi que ele havia em 1995 passado por um momento muito ruim jogando contra Kasparov que explorou bem seus pontos fracos. Na época Anand vivia a situação que Carlsen passa agora. Carlsen já era um jovem talentoso quando eu vi meu primeiro Corus Chess Tournament em 2000, hoje é conhecido com Tata Steel Chess Tournament. O mais jovem GM da história do xadrez!!! Era o que era dito na época. Desde aquele momento, mesmo que inconscientemente projetei a chegada ao Campeonato Mundial de Carlsen e a partir de 2009 e sua ascensão essa crença passou a ser cada vez mais forte. Enquanto esses anos passavam eu não percebi o campeão mundial em 2007 Viswanathan Anand. Sempre distante, sem disputar muitos títulos e so comentários constantes de especialistas diziam: "Ele está se concentrando para enfrentar Kramnik, Gelfand...". A verdade que mesmo tendo acompanhado o Match de Bonn eu mal vi Anand jogar. Mostrar seu jogo principal e entusiasmar o público. Não digo que ele não merece o título, tenho certeza pelas databases na internet de sua qualidade, mas a postura de Anand diante dos torneios me fustra. Já Carlsen demonstrou que continuaria disputando tudo e venceu muitos torneios desde a certeza em Londres que enfrentaria Anand.
   A cidade natal de Anand, Chennai na Índia, foi escolhida para abrigar o Match. Serão 12 rodadas de xadrez clássico com controle de tempo de 120 min p/ 40 lances: 60 min até os 60 lances: 15 min + 30 s para o resto do jogo. Quantas dessas partidas estarão marcadas nas nossas memórias para sempre? Minha preferência é clara já nesse ponto. Muitos dizem que Carlsen é um novo patamar no xadrez e eu acredito nisso assim minha torcida é em apoio a juventude e suas novas ideias para fazer nosso jogo crescer mais uma vez.
   Seja você fã de Carlsen ou de Anand nesse Match que seja um momento inesquecível no xadrez para você! Aproveite este tempo, pois será fantástico, ou não é assim para todos os momentos pelos os quais esperamos tanto. Nas competições de xadrez esse Match é isso! A experiência de Anand versus a inovação de Carlsen, talvez a mais óbvia perspectiva desse jogo, mas é verdade. São 6 anos de coroa. Aperto de mão e joguem!!!!

Links:

Resultados

Por enquanto é só pessoal,
MBS.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário