sexta-feira, 8 de novembro de 2013

19º Campeonato Europeu de Times 2013

   Na cidade de Varsória, capital da Polônia, estará acontecendo a 19º edição do European Team Chess Championship promovido pela União Européia de Xadrez. Alguns dos mais fortes times do continente disputaram o título de mais forte nação da Europa. 
   Serão 184 jogadores na seção aberta do torneio e 155 na seção feminina. O evento terá 9 rodadas que serão disputadas 5 à 5 tabuleiros com controle de tempo de 90 min p/ 40 lances: 30 min + 30s de acréscimo por lance até o final do jogo.
   Há quase 30 anos a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas teve seu fim na Europa Central, todavia a fama da força dos jogadores soviéticos ainda é forte no meio enxadrístico. A potência dada para os sovéticos foi passada a Federação de maiores proporções da União: A Rússia. Mesmo sendo considerados lendários os russos estão com problemas de manter essa repercussão acesa. Desde 2002 não vencem as olimpíadas e a última vez que conquistram o título europeu foi em 2007. Dois dos grande pilares dos soviéticos foram retirados: Armênia do campeão mundial Tigran Petrosian e Ucrânia. Não por acaso o xadrez é forte nesses países e eles tem tido sucesso na competição de times na última década pelo menos. Além desses o Azerbaijão onde Garry Kasparov nasceu também é uma potência nos dias presentes. Já na seção feminina o time russo faz mais jus a fama alcançada pelos homens. Desde 2007 é campeão do título europeu. Alexandra Kosteniuk e Cia. fazem um grande momento para o time feminino russo e apenas as chinesas nos campeonatos mundias as ofuscam. 

Links:

Galeria de Fotos (em breve)
Galeria de Vídeos (em breve)

Por hora é somente isso,
MBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário