domingo, 19 de maio de 2013

I Torneio de Xadrez da UFRGS 2013 (Classificatório dos JUGs 2013)

   Neste sábado, dia 18.05.2013 na sala X da Casa do Estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizou-se o I Torneio de Xadrez da UFRGS 2013. O evento ocorreu entres às 14h e às 18h com 5 rodadas em sistema suíço e com número recorde de participantes, 28 ao total. Foi uma grande supresa para todos que organizavam e compareciam a outras edições, pois normalmente o número de participantes não passava de 6. Isso trouxe qualidade e importância ao Xadrez na UFRGS e pode ser percussor de atividades mais intensas e mais investimento por parte da Universidade que pela primeira vez disponibilizou verba significativa para organização deste torneio.
   O torneio foi organizado pelo incansável e insuperável amante da arte caissá Eider Cruz do curso de Letras. Além da Letras tivemos estudantes da Ondontologia, História, Direito, Engenharia Química, Ciências Contábeis, Educação Fisica, Medicina, Engenheria de Civil, Engenharia de Produção, Economia, Relações Internacionais, Matemática, Geologia, Engenharia de Controle e Automação, Ciências Atuariais e Sociologia.
   A arbirtragem ficou a cargo de André Baldini contrado pelos organizadores para o evento. O controle de tempo ficou determinado em 20 x 20 KO. Depois de muito tempo afastado, comunico que finalmente joguei um torneio de xadrez. Foi uma experiência boa e renovadora jogar mais uma vez em competição que dá ares completamente diferentes ao nosso jogo favorito.
Sala X lotada para o Torneio de Xadrez da UFRGS.
   
Marcos Sander sofrendo lentamente por esquecer como se joga contra o Gambito do Rei.
      Em 1º lugar invicto com sua sequência de 5 vitórias ficou o organizador Eider Cruz. Entre o 2º lugar e o 5º tivemos todos com 4 pontos. Pelo desempate sorteado os critérios ao final do torneio Neimar Sausen ficou em 2º, Mateus Azevedo em 3º, Rodrigo Soares em 4º e Eleandro Feijó em 5º. Eider Cruz, Neimar Sausen, Mateus Azevedo e Rodrigo Soares serão a Equipe da UFRGS no JUGs 2013 a ser disputado na ULBRA em Canoas em Junho. Vejamos os 10 primeiros colocados:

1. E. Cruz 5,0
2. N. Sausen 4,0
3. M. Azevedo 4,0
4. R. Soares 4,0
5. E. Feijó 4,0
6. V. Fernandes 3,0
7. M. Stapenhorst 3,0
8. P. Silva 3,0
9. M. Sander 3,0
10. G. Teixeira 3,0
[...]
Campeão, Eider Cruz.
5º colocado, Eleandro Feijó.
Eider Cruz 1-0 Neimar Sausen
Mateus Stapenhorst 0-1 Mateus Azevedo

   No Feminino Mariel Goulart foi a 1º colocada e Daniel Santos foi a 2º. Links:
Mariel Goulart e Eider Cruz.
André Baldini, Daniela Santos e Eider Cruz.


Por hora é somente isso pessoal,
MBS.

2 comentários:

  1. É cara, muito interessante isso! moro em Taquara - RS, aqui não tem muitos torneios não mas sou amante do Xadrez. Estou sempre praticando pela Internet e tal!

    ResponderExcluir
  2. O xadrez no RS sofre de problemas de patrocínio há tempos. Falta iniciativa, mas principalmente pessoas disponíveis a investir. É difícil arregimentar jogadores sem alguma premiação, nem que seja com prêmios presentes (não necessariante dinheiro vivo, adequado aos profissionais). Minha ideia é juntar todos ao teu redor Abraão. Canela, São Francisco de Paula, Gramado, Nova Petrópolis acho que são perto de Taquara, tentar juntar todos os aficionados poder ser uma boa ideia já que Taquara sozinha fica difícil existir algo como dizes. No interior na maioria dos estados se faz torneios por região e não por cidade.

    ResponderExcluir