terça-feira, 7 de maio de 2013

Norway Chess Tournament 2013

Entre os dias 7 e 18 de Maio na região de Stavanger na Noruega estará sendo realizado um dos mais fortes eventos de xadrez do ano. Junto com o Candidates Match que aconteceu em Londres, o Alekhine Memorial e provavelmente o Tal Memorial concorrem pelo título de torneio mais forte do ano. É o 1º Norway Chess Tournament.
Para fazer o sorteio dos confrontos deste torneio que será em round-robin haverá um mini-torneio de blitz para definir tal sorte. Serão 9 rodadas sob controle de tempo de 1h40min/40lances:50min/20lances seguintes:15min+30s p/lance para o resto do jogo. Vejamos os participantes:

1. Magnus Carlsen (2868)
2. Levon Aronian (2813)
3. Veselin Topálov (2793)
4. Viswanathan Anand (2783)
5. Hikaru Nakamura (2775)
6. Peter Svidler (2769)
7. Sergey Karjakin (2767)
8. Teimour Radjabov (2745)
9. Hao Wang (2743)
10. Jon Ludvig Hammer (2608)

O norueguês nº1 do mundo perdeu 4 pontos do seu rating, no entanto ganhou sua vaga para enfrentar Anand em Novembro. Pouco tempo depois de ter garantido sua vaga ele não se encolhe e como acertado mesmo antes do torneio ele participará neste evento onde enfrentará o atual campeão mundial Vishy Anand pela primeira vez depois que soube que tem a vaga. 
Magnus Carlsen nº1 do mundo e contendor para o Mundial de 2013.
Qual será a postura de Anand neste torneio?
Já a algum tempo é sabido que Vladimir Kramnik se retirou deste torneio onde antes constava como um dos nomes. Seu compatriota Peter Svidler em seu lugar terá a honra de participar de tal evento. Apesar do último lugar no Alekhine Memorial eu ainda acredito que Svidler pode jogar um grande torneio e que ele poderá surpreender muito. Gostei muito de como ele jogou em Londres. Não se sabe exatamente porque Kramnik se retirou, mas a derrota e a perda da vaga para Carlsen em Londres certamente afetaram a decisão do russo que não mais abrilhantará o torneio. O GM búlgaro ex-campeão mundial FIDE Veselin Topálov chega a Stavanger com a Taça do Renova Group FIDE Grand Prix 2013. O búlgaro venceu com autoridade sobre outro participante do evento o GM Hikaru Nakamura, que também jogou bem, mas ficou 1,5 ponto atrás de Topálov está anunciando a sua volta ao clube dos 2800. 
Substituindo Kramnik, GM Svidler
Com cara de campeão, GM Topálov.
Também presente aqui o armênio Levon Aronian depois decepcionante últimos momentos em Londres onde ficou ao fim fora da briga pela vaga no Mundial ele mostra espirito desportivo para vir disputar um bom torneio aqui com Carlsen e Svidler assim como fez no Alekhine Memorial com Kramnik e Svidler. Outro personagem de Londres que teve uma atuação pífia volta aqui para ver se seu jogo está melhor. No recente Renova Group FIDE Grande Prix ele não demonstrou forças ainda, esse é o GM azeri Teimour Radjabov que caiu de 2793 para 2745.
Campeão do Alekhine Memorial 2013., Levon Aronian.
Procurando sua melhor forma, Teimour Radjabov.
2º lugar em Zug, Suíça. Hikaru Nakamura (2775).
Até a pouco Karjakin figurava entre os cinco primeiros do ranking mundial, no entanto o Grand Prix FIDE em Zug na Suíça lhe tirou alguns pontos e ele caiu quase que 20 abaixo. De qualquer maneira é um candidato forte e irá mostrar serviço aqui na Noruega. Hao Wang é o mais forte chinês do momento e é conhecido pelo seu estilo agressivo. Ele não esteve em torneios recentemente e deve estar se preparando para este aqui. GM Hammer é o que chamamos de cortesia aos patrocinadores do evento, vemos que ele destoa do resto do grupo, mas estamos na Noruega e ele é norueguês, cravo!!!
Nível mundial, Sergey Karjakin.
Nº1 da China, Hao Wang.
O norueguês Jon Ludvig Hammer (2608).
Links:

Galeria de Fotos [em breve]

Por hora é somente isso pessoal,
MBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário