terça-feira, 29 de setembro de 2009

Match Kasparov vs. Karpov:Ainda o maior espetáculo do xadrez mundial???

Convido a todos a uma reflexão sobre o recente Match Kasparov-Karpov realizado em Valência entre os dias 21 e 24 de setembro.O título do post não me veio por acaso.Depois de ver no jornal Zero Hora aqui de Porto Alegre uma chamada para o match entre Kasparov e Karpov fiquei matudando o por quê?Não que eu seja contra ,contudo não é exatamente um editoral que esteja conectado com o xadrez entende?Sei da importância de Garry e Anatoly para o xadrez e para escola moderna de xadrez ,porém não pode ser somente isso para atrair as atenções publicitárias e nossas também.Após ficar "encucado" com o que vi após o match assisto um vídeo no site Europe-Echecs entrevistando Kasparov e na segunda parte da entrevista(2ºvídeo)ele diz algo que me atinge certeiramente e a minha questão que me ficara na mente:"Se dois homens velhos como eu e Karpov somos ainda o maior espetáculo do mundo do xadrez,só pode haver algo de errado..."A entrevista está em inglês e para aqueles que são fluentes na língua está no link acima do Europe-Echecs.Compreendi de imediato o que Garry quis dizer,por exemplo,qual é a importância de um match de partidas rápidas e de partidas de blitz meramente comemorativo sem motivos competitivos mesmo que seja um K-K,perto de um match mundial entre 2 profissionais em atividade como Vishy Anand e Veselin Topálov?Qual a mitologia,lenda ou rivalidade que o xadrez atual não tem que faz o match K-K ser tão divulgado?Me pergunto se o mesmo motivo não assombra o xadrez brasileiro?Jogadores como Anand,Topálov,Kramnik,Carlsen ou Aronian já provaram força diante dos tabuleiros e protogonizaram tantas partidas interessantes.Topálov e Kramnik tem uma rivalidade tão grande que nem se comprimentam antes do jogo!Será que na imprensa o GM Mecking não ofusca brilhantes jogadores com o GM Fier?Vejam por este ponto:Toda vez que algum match envolve o GM Henrique Mecking a imprensa dá mais atenção,mais cobertura e enquanto GM de rating pelo menos superior como Milos,Vescovi ou o próprio Fier não recebem está atenção.Acho que há uma inversão de valores aqui meus caros enxadrístas.Vou colocar um exemplo com o esporte mais popular da nação que é o futebol.Todas as competições além de determinar o campeão tem suas revelações.Sempre tem o melhor jogador do campeonato certo?Certo.E normalmente os mais experientes são deixados de lado mesmo cotribuindo e jogando bem.No xadrez parece ao contrário no meu ponto de vista.Tanto Milos,Vescovi e Fier ultrapassaram o rating máximo já atingido pelo GM Mecking no entanto,nada de alarde sobre isso.Somente nós que somos do meio sabemos destes detalhes e olhe lá.Neste momento o GM Fier está na contagem de um rating de 2655 segundo o Blog do Krikor sendo agora o maior rating atingido por um brasileiro mas quem sabe disso?Só nós não é mesmo?Sei que talvez seja forçado comparar épocas tão distantes mas se vermos no caso europeu jogadores como Spassky e Korchnoi não tem o mesmo alarde que o Mecking tem para o Brasil.Continuam sendo fortes mas não os principais.Entretanto,isso ainda não explica o fenômeno Kasparov-Karpov.Gostaria de ouvir as opiniões de jogadores como Topálov,Anand,Kraminik,Aronian e Carlsen,vocês não?O xadrez evoluiu,os jogadores a cada geração estão ganhado o título de GM mais cedo,os ratings aumentaram já 100 pts desde a época de Mecking,Korchnoi entre outros mas o que há com esse match Kasparov-Karpov que continua se renovando,será a quantidade de vezes que aconteceu,talvez,seria uns dos diferenciais entre este match e os outros.Todavia,não consigo estabelecer evidências ou causas e consequêcias para tal afirmação.É somente um comparativo da história dos matches mundiais.No final da entrevista Kasparov peguntou para os jogadores em atividade se eles estavam satisfeitos com essa situação?Eu como espectador e aficionado não estou e vocês?Fiquem a vontade para deixar sua opinião...:)

MBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário