quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Campeonato de Blitz em Moscou.

Domingo dia 30 de Agosto,
Ao dar uma olhada nas notícias tive uma grande surpresa essa semana.Um fortíssimo torneio de Blitz com jogadores como Alexander Grischuk,Alexander Morozevich,Sergey Karjakin,Vladmir Malakhov e Alexandra Kosteniuk tinha me passado totalmente em branco.Paciência,vamos então escrever algo sobre isso ,pois o evento em si é muito interessante.
Na capital da Rússia,Moscou coração do xadrez no mundo um torneio de blitz num parque local começa a se armar.Mesas de madeira e plástico são colocadas com relógios,peças e tabuleiro.A princípio não parece nada de especial ou notório.A estrutura é muito grande e com certeza a maioria de nós se surpreenderia talvez porque aqui é raro tais eventos desse tamanho para o xadrez mas estamos falando de Rússia.
Tabuleiros gigantes e mesas de silmutâneas começam a ser montadas já atraindo um pouco mais a atenção.Porém,como estamos em Moscou ainda é regular este tipo de evento.No entanto,com a chegada do GM Anatoly Karpov tudo muda de figura e como se não bastasse ele outros top grandes mestres como Dmitry Jakovenko,Evgeny Najer,Alexander Ristanziev além dos os que já mencionei na introdução já é algo que não acontece todo dia na capital russa.
Foi um torneio cheio de grandes mestres,fortíssimo de blitz e na praça da cidade!Pode ser que Sergey Karjakin tenha jogado com a bandeira da Ucrânia em Jermuk mas já está nos arredores de Moscou e é para ficar.
Mesmo com toda concorrência de altíssima qualidade o ex-campeão mundial de blitz em 2007 Alexander Grischuk faturou o evento com 17 pts.Em 2º lugar ficaram empatados Alexander Morozevich e Sergey Karjakin ambos com 16.5 pts.Em 3º lugar GM Kobalia e Malakhov com 14 pts.
Então,o GM Grischuk provou que ainda é o mais forte jogador de Blitz da Rússia.As fotos são de Yana Melinkova,Misha Savinov e Maria Forminynkh.
Esse evento me deu muita diversão pois achei diferente ver GMs fora daquele ambiente de formalidade embora pareca que Morozevich não saiu dele.Espero que vocês também se divirtam com esse post.
MBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário