segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

5º London Chess Classsic: Nakamura campeão do Super Sixteen e Hammer do FIDE Open.


   Entre os dias 7 e 15 de Dezembro em Londres na Inglaterra foi realizado o 5º London Chess Classic no Olympia Center. Esse é um dos mais novos e mais bem sucedidos eventos de xadrez da atualidade contando com um torneio principal de Super Grandes Mestres + os melhores britânicos no xadrez e um Aberto FIDE com vários jogadores fortes (GMs, MIs e MFs). Além disso, o evento promove a visitação de escolas para o incetivo ao xadrez desde a tenra idade com aulas ministradas por profissionais do ensino de xadrez no Reino Unido. Simultâneas com GMs por cerca de 4 libras por pessoa ssão realizadas para arrecadação de recursos para implantar xadrez nas escolas. Um exemplo a ser seguido. O grande nome deste evento é o MI Malcom Pein que além de ser cronista do TWIC (This Week In Chess ) do jornalista e aficionado Mark Crowter é também organizador do evento. Experts nos comentários como MI Lawrence Trent e o GM Daniel "Danny" King do ChessBase são contratados para fazer a transmissão ao vivo do Super GM Tournament. 


   



Muita calma nessa hora...
   
Aí!!!! Olha só o que eu fiz....tsssss....


  


   O GM Garry Kasparov também fez sua aparição para prestigiar o evento. Candidato à presidência da FIDE e CO da Kasparov Chess Foudation além de ser junto com Judit Pólgar embaixador do projeto Chess In Schools and Communities. O London Chess Classic 2013 teve alteração cabal em seu formato. Em vez do xadrez pensado clássico, o xadrez rápido com 25 min +10 s de acréscimo p/ lance foi implantado. Os participantes Vladimir Kramnik (2793), Fabiano Caruana (2782), Hikaru Nakamura (2786), Viswanathan Anand (2773), Peter Svidler (2758), Michael Adams (2754), Boris Gelfand (2777), Judit Pólgar (2693), Emil Sutovsly (2657), Andrei Istratescu (2670), Luke McShane (2684), Nigel Short (2683), Gawain Jones (2654), Matthew Sadler (2646), Jonathan Rowson (2569) e David Howell (2640) foram dividos em quatro grupos:

Grupo A:

1) L. McShane 
2) A. Istratescu
3) M. Adams
4) V. Anand
Grupo B:

1) V. Kramnik
2) J. Rowson
3) M. Sadler
4) P. Svidler
Grupo C:

1) B. Gelfand
2) G. Jones
3) H. Nakamura
4) J. Pólgar

Grupo D:

1) N. Short
2) F. Caruana
3) E. Sutovsky
4) D. Howell

   Os GMs Istratescu, Sutovsky e Rowson foram sorteados do FIDE Open que já iniciava-se antes do torneio principal. O FIDE tinha o controle tradicional de tempo do xadrez clássico: 90 min: 30 min + 30 s p/ lance. Jon Ludvig Hammer ganhou com 7,5/9 pts. Boris Grachev, Tigran Gharamian, Mateusz Bartel, Viorel Iordachescu e Neil McDonald  ficaram em 2º com 7,0/9 pts.

GM norueguês, Jon Ludvig Hammer.
GM polonês, Mateusz Bartel.
   Após a fase de grupos, Adams e Anand saíram do grupo A com 12 pts cada. Svidler com 11 pts e Kramnik com 9 pts se classificaram no grupo B. Nakamura com 10 pts e Gelfand com 9 pts foram para as quartas-de-final. E Caruana saiu como melhor classificado do grupo D com 16 pts junto com Short que conquistou 10 pts. As quartas-de-final ficaram assim:

Kramnik 1,5 vs. 0,5 Anand
Svidler 1 vs. 3 Adams
Gelfand 3 vs. 1 Caruana
Nakamura 1,5 vs. 0,5 Short

   Um dos grandes nomes do torneio, Fabiano Caruana, estava eliminado pelo experiente Gelfand que vive desde sua participação no mundial de 2012 um dos seus melhores momentos no xadrez apesar de ter ultrapassado os 40 anos. O GM inglês Mickey Adams fez a alegria dos locais indo para as semi-finais. Anad também fora eliminado por Kramnik. Os confrontos de semi-final foram assim:

Nakamura 1,5 vs. 0,5 Kramnik
Gelfand 1,5 vs. 0,5 Adams

   Nakamura despacha Kramnik e Gelfand confirma boa fase eliminando Adams em casa. Um confronto de gerações para definir o Super Classic Sixteen.

Final - Nakamura 1,5 vs. 0,5 Gelfand

Saindo na frente Nakamura conseguiu colocar pressão em cima de Boris que não conseguiu reverter a vantagem do nipo-estadunidense. Aos 26 anos Hikaru Nakamura torna-se mais um na galeria dos campeões de Londres. Além dele apenas Magnus Carlsen e Vladimir Kramnik haviam ganhado até agora. Magnus Carlsen é tetra campeão do Classic pensado. 
Estar em casa não ajudou Adams.
  

16 pontos na fase de grupos, mas eliminação precore na quartas.
Não foi dessa vez....
Grande fase de Gelfand apesar da derrota em Londres.
3º mais forte jogador do mundo, Hikaru Nakamura.
Links:

Galeria de Fotos
Por hoje é só pessoal,
MBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário