sábado, 20 de abril de 2013

1º Alexander Alekhine Memorial 2013

   Entre os dias 21 de Abril (dia de Tiradentes no Brasil) e dia 1º de Maio (dia mundial do trabalhador) estará ocorrendo nas cidades de Paris na França e de São Petersburgo na Rússia a 1ª edição do Memorial Alexander Alekhine. Alexander Alekhine nasceu na Rússia, mas naturalizou-se francês ao longo da vida e foi sobre esta bandeira que derrotou o cubano José Raoul Capablanca. Alekhine é um dos marcos do xadrez, pois Capablanca havia dito que o xadrez havia chegado ao seu limite e que ele o dominava por completo, ledo engano do convencido cubano e viu quantas possibilidades restavam e estavam longe de ser esgotadas ainda mais nessa época. Alexander Alekhine deu novo impulso ao xadrez e lançou estilo.
Alekhine vs. Capablanca.

   No dia 31 de Outubro de 1892 nascia em Moscou na Rússia o bebê que se transformaria no futuro enxadristas e campeão mundial Alexander Alexandrovich Alekhine. Em russo: Алекса́ндр Алекса́ндрович Але́хин. Ele foi um enxadrísta que esteve jogando entre as duas guerras mundiais e estava na russa czarista na sua virada bolchevique em 1917. Foi campeão mundial entre 1927-1935 e 1937-1946. Nesse meio tempo ele perdeu uma vez o título par Max Euwe na Holanda e reconquistou dois anos depois, mas para perder novamente para o líder da Escola Soviética Mikhail Botvinnik. Muitas defendem a tese que Alexander Alekhine teria sido morto pelos soviéticos enquanto disputava o título mundial com Botvinnik quando faleceu em 24 de Março de 1946, aos 53 anos, em Estoril, Portugal. Alexander Alekhine foi acusado de se aliciar com os Nazistas após término da Segunda Guerra Mundial.
   A 1ª parte se dará no Museu do Louvre em Paris, pois afinal como dizia Alekhine:

   "Para mim, xadrez não é um jogo; xadrez é uma arte. Sim, eu considero que xadrez é uma arte e aceito todas as responsabilidades que a arte coloca em seus devotos"

   E a segunda se dará no clube de xadrez de São Petersburgo. O controle de tempo será de 100 minutos para 40 movimentos: 50 minutos para os próximos 20 movimentos e 15 minutos + 30 segundos de acréscimo por lance para o resto do jogo. De 21 à 25 Abril estaremos em Paris e de 28 de Abril à 1º de Maio em São Petersburgo. Vejamos os 10 grandes participantes do torneio:

1. Levon Aronian (2809)
2. Vladimir Kramnik (2801)
3. Viswanathan Anand (2783)
4. Peter Svidler (2747)
5. Boris Gelfand (2739)
6. Michael Adams (2727)
7. Maxime Vachier-Lagrave (2722)
8. Nikita Vitiugov (2712)
9. Ding Liren (2707)
10. Laurent Fressinet (2706)
Com certeza Aronian tem um toque de Alekhine.
Como é jogar um grande torneio depois de perder a vaga para o Mundial? Kramnik nos contará...
Nada como cetro de campeão mundial para alegrar um homem, Vishy Anand.
Acredito que Svidler vem motivado e em forma para esse torneio, declaro ele meu favorito.
Gelfand deve estar em forma pelo torneio em Londres. Ex-contendor de 2012.
O experiente Mickey Adams preenche a lista do Alekhine Memorial.
Nº1 do país e campeão francês GM Vachier-Lagrave.
Campeão do Gibraltar Masters 2013, Nikita Vitiugov.
Tri-campeão chinês e prodígio Ding Liren.
Campeão francês Laurent Fressinet.

Há várias perguntas a serem feitas aqui. Será que depois de perderem a vaga no Mundial Kramnik e Aronian terão disposição para jogar aqui? Como Anand irá jogar agora que sabe que Carlsen será seu adversário? Jogará para ganhar como tem feito ultimamente ou esconderá seu jogo até Novembro como costuma ser sua tática quando defende o seu título? Svidler vem embalado por um bom torneios dos candidatos e seu 3º lugar, é umfavorito sem dúvida. Gelfand não jogou mal em Londres, mas será que poderá faturar aqui? Em fim, perguntas que poderam ser respondidas a partir de amanhã. Dois grandes torneios: FIDE Grand Prix e Alexander Alekhine Memorial, vai ser bom o xadrez amanhã hein?

Links:

Emparceiramentos & Resultados (em breve)

Por enquanto é só pessoal,

MBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário