quarta-feira, 12 de março de 2014

Torneio dos Candidatos FIDE 2014 # Khanty-Mansiysk, Rússia

   A partir já deste dia 13 de Março e finalizando apenas no dia 31 teremos mais uma edição do Torneio dos Candidatos FIDE 2014. Parece que faz pouco tempo que Magnus foi campeão, parece que ainda não deu muito tempo para curtir essa grande vitória que muitos de nós que gostamos do xadrez de Carlsen queríamos tanto, mas a FIDE coloca esse torneio e irá apresentar no final do ano um candidato a bater Magnus Carlsen e tentar retirar o cetro de campeão mundial unificado.
    O torneio terá 14 rodadas, será um torneio fechado round-robin todos contra todos, brancas e pretas serão jogadas nestas datas. O controle de tempo será de 120 min p/ 40 lances, 60 min p/ 60 lances e 15 min + 30 segundos de acréscimo p/ lance para o restante da partida. Eis aqui os candidatos, alguns bastante conhecidos:

1) Levon Aronian (2830)
2) Vladimir Kramnik (2787)
3) Veselin Topálov (2785)
4) Viswanathan Anand (2770)
5) Sergey Karjakin (2766)
6) Peter Svidler (2758)
7) Shakhriyar Mamedyarov (2757)
8) Dmitry Andreikin (2709)

GM Levon Aronian, 2º do mundo e sempre candidato ao mundial. Será que dá "sorte" dessa vez?
Assim como Carlsen, Kramnik perdeu para Ivanchuk e acabou perdendo a vaga ano passado em Londres. Hoje vem para Khanty-Mansiysk como campeão da Copa do Mundo.
Após a aposentadoria de Kasparov, Topálov venceu o Mundial FIDE de San Luís na Argentina, mas o campeão mundial da época, Kramnik venceu ele e é trauma para o búlgaro.
Pela primeira vez ex-campeão mundial disputa uma vaga novamente desde 2007 quando ganhou no México, passaram-se 7 anos e o tigre de Madras não parece mais o mesmo.
Com 12 anos Karjakin chegou ao título de GM, mas demorou um pouco mais para crescer no seu xadrez. Hoje é um jogador muito consistente.
Peter Svidler é forte oponente e mostrou serviço em Londres, Andreikin é a grande novidade e Mamedyarov provará a força azeri em Khanty-Mansiysk???
   Muito difícil escolher um candidato para enfrentar Carlsen, mas o duelo de forças nesses dias que seguirem irá definir um. Se Aronian mostrar um xadrez como o de costume e talvez até brilhante com o de Wijk ann Zee neste início de ano ele será sem dúvida o candidato, no entanto ele mais que ninguém precisa provar essa força. Kramnik, Anand e Topálov formam a trupe do "ex" que buscam um refil do prazer de ser campeão, mas estão no páreo apenas diria, mas não favoritos. Svidler tem potencial para incomodar, mas não é decisivo, Andreikin é sólido em seus jogos, mas nada de "fogo no tabuleiro" se que me entendem e Mamedyarov é um grande cara e excelente jogador, mas parece-me que falta algo. Depois de Carlsen ser campeão é difícil realmente pensar em um candidato...

Links:

2 comentários:

  1. Grande evento! Vou acompanhar ao máximo essa batalha de titãs. Daqui a poucas horas será a primeira rodada, com os russos se enfrentando.
    A mídia aponta Aronian e Kramnik como favoritos. Karpov aposta em Karyakin.
    Eu admiro a todos esses 8 GMs, mas estou na torcida por Karyakin!
    Apenas uma pena essa regra de um jogador ter vaga por convite, e não por mérito.
    Não se discute a força do atual campeão russo, de talento inquestionável.
    Que rufem os tambores!
    Carlsen vai assistir de camarote!

    ResponderExcluir
  2. Acho que será um desafiante para Carlsen somente. Se for um jovem como Andreikin, será a prova de sua evolução e quem sabe em 2015 possa ele ser o mais novo a assumir o posto. Mas no momento, o nível de Carlsen está bem acima. Para mim, dará Kramnik ou Andreikin. Aronian tem umas inconsistências inexplicáveis.

    ResponderExcluir