terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Zürich Chess Challenge 2014

Foto do site oficial editada pelo site www.europe-echecs.com
Logo do Clube de Xadrez de Zurique, o mais velho do mundo, 1809, mais de 200 anos!!!
Hotel Savoy em Zurique, sede do Zürich Chess Challenge mais uma vez;
   Na cidade de Zurique, Suíça, conhecida pelo seus bancos discretos para clientes com grande capital acumulado será realizado no Hotel Savoy novamente a edição 2014 do Zürich Chess Challenge. Desde o início do ano a imprensa enxadrística divulga este torneio como o mais forte de todos os tempos. Não é a 1ª vez que Zurique recebe um torneio de nível tão elevado. Como já dito em postagens de anos anteriores em 1953 um fortíssimo torneio ganho pelo ex-campeão mundial Vassily Smyslov ocorreu no mesmo lugar. Desde 2009 no seu aniversário de 200 anos o clube de xadrez de Zurique vem fazendo eventos com certa frequência e cada vez mais seguidamente. 
   Desde 2000 acompanho e conheço diversos torneios de elevado padrão e esse é sem dúvida um deles. Todavia, ressalto que é um torneio pequeno. Existem dois tipos de torneios de alto nível: o primeiro é o mega evento congregando várias categorias de xadrez ou ainda várias modalidades ou também uma grande quantidade de jogadores e há as pequenas exibições para um grupo seleto e fechado. O Zürich Chess Challenge é o último. Torneios como esse e a final do Grand Slam realizada em Bilbao na Espanha tem esse mesmo perfil e não me agrada em particular. entendo os organizadores do Grand Slam querendo uma final e dessa maneira acredito que seja interessante a Final com poucos jogadores, mas que mereceram estar lá por suas vitórias, isso dá algo de personalidade ao torneio, são todos campeões. No entanto, aqui eu não consigo chamar o Torneio de Zurique com 6 jogadores de o torneio mais forte de todos os tempos. Todavia, será muito interessante, vejamos os participantes:

1) Magnus Carlsen (2872)
2) Levon Aronian (2812)
3) Hikaru Nakamura (2789)
4) Fabiano Caruana (2782)
5) Boris Gelfand (2777)
6) Viswanathan Anand (2773)

Campeão Mundial, campeão de quase tudo em 2013 e nº1 do mundo, Magnus Carlsen.
Nº2 do mundo, campeão de Wijk aan Zee em 2014 e do Grand Slam de 2013, Levon Aronian.
Campeão do Super Sixteen London Chess Classic 2013 e nº 3 do mundo, Hikaru Nakamura.
Atual campeão do Zürich Chess Challenge e nº 4 do mundo, Fabiano Caruana.
Atual campeão do Mikhail Tal Memorial e campeão do 1º Alekhine Memorial, Boris Gelfand.
Pela 1ª vez desde de Novembro o ex-campeão mundial (2007-2012), Vishwanathan Anand.

   O torneio terá 5 rodadas com controle de tempo de 120 min p/ 40 lances: 60 min p/ os próx. 20 lances e 15 min + 30 s de acrésc. p/ o resto do jogo. Em caso de empate em menos de 40 lances haverá um partida de xadrez rápido, mas não contará para o resultado final. Isso revela a intenção de garantir um mínimo de entretenimento para o público presente. É a primeira aparição de Carlsen desde que ganhou o Mundial em Novembro. Também será a primeira vez que Anand encontrará Carlsen no tabuleiro. Caruana é o atual campeão em Zurique, um dos poucos títulos de torneios que não foi para Carlsen em 2013. Aronian está motivado depois de sua vitória em Wijk aan Zee, mas agora terá mais fortes adversários ainda. Nakamura e Gelfand terão a missão de retirar dos fãs de xadrez a imagem ruim que deram em Wijk aan Zee, entretanto sabemos que a fase dos dois que era tão boa sofreu um grande tropeço. Ainda no dia 4 de Fevereiro teremos um torneio apenas de xadrez rápido em Zurique para encerrar  o evento.

Links:

Galeria de Vídeos

Por hora é somente isso,
MBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário