quarta-feira, 17 de abril de 2013

Renova Group FIDE Grand Prix 2013.

   A partir do dia 17 de Abril até o dia 1º de Maio (Dia mundial do trabalhador!!!!) estará ocorrendo na cidade de Zug na Suíça a 1ª etapa do circuito Grand Prix FIDE 2013. Este torneio, dividido em várias competições selecionou mais uma vez de acordo com a última Copa do Mundo de Xadrez em 2011, segundo o Campeonato Mundial de Xadrez em 2012 e segundo a média de rating nesses últimos dois anos alguns enxadrístas para participarem do circuito. 

   Para o próximo ciclo do Campeonato Mundial de Xadrez que se inicia agora com esse Grand Prix, mas que só terá um atual campeão depois que Anand e Carlsen se enfrentarem em Novembro. O Grand Prix parece cada vez mais fazer parte do circuito e sendo um das formas mais longas e demoradas de se chegar a final. Todavia, este é um grande evento sem dúvida e deve ter muita beleza e técnica para ser vista pelo público enxadrístico. Vejamos os participantes:

1. Teimour Radjabov (2793)
2. Sergey Karjakin (2786)
3. Fabiano Caruana (2772)
4. Veselin Topálov (2771)
5. Hikaru Nakamura (2767)
6. Shakhriyar Mamedyarov (2766)
7. Alexander Morozevich (2758)
8. Péter Lékó (2744)
9. Gata Kamsky (2741)
10. Ruslan Ponomariov (2733)
11. Anish Giri (2727)
12. Rustam Kasimdzhanov (2709)

   Escolhas interessantes dos membros para o Grande Prix FIDE. Primeiro, o GM Radjabov tinha bastante potencial provavelmente quando foi escolhido. Radjabov estava em grande fase até que o último lugar no torneio dos Candidatos ganho por Carlsen derrubou o azeri desta posição e neste momento não sei o que esperar de Radjabov neste torneio. Seu moral sem dúvida está baixo, mas quem sabe ele traz alguma motivação para cidade de Zug? Seu desempenho em Londres foi péssimo conseguindo apenas a lanterna!
Em baixa nesses dias, Teimour Radjabov.
   Sergey Karjakin é um das escolhas óbvias por sua qualidade e categoria sólidas e demonstradas ultimamente é sem dúvida um dos nomes que falataram em Londres e que pode sem sombra de dúvida ser um contenedor para o próximo Campeonato Mundial. 

Forte nome nesse torneio, Sergey Karjakin.
   Outro nome que segue as mesmas características de Karjakin, no entanto é um estrela nascente do xadrez mais recente é o jovem italiano Fabiano Caruana que tem causado problemas para os mais fortes enxadrístas de nosso tempo como o atual campeão mundial Viswanathan Anand. 
Em ascensão, Fabiano Caruana.
   Logo a seguir na lista temos o ex-campeão mundial FIDE Veselin Topálov voltando finalmente aos grandes torneios depois de um longa retirada nesses últimos anos. A perda da revanche do mundial para Anand e depois perder o Nanjing Tournament duas vezes para Magnus Carlsen parecem terem empactado bastante no GM búlgaro que volta a dar os ares da graça de sua presença num torneio do ciclo mundial.
Para voltar ao mundial, Veselin Topálov.
   Hikaru Nakamura está longe de atingir o ideal de alguém que foi treinado por Garry Kasparov, mas quando se mostra inspirado ele traz muita animação aos tabuleiros. Se rating não é muito estável para o top 10 e ocasionalmente ele sai do grupo. O que será que o nipo-americano nos traz nesse evento?
O recém campeão do ICC Blitz Open 2013, Hikaru Nakamura.
   O GM Mamedyarov tem crescido bastante ultimamente e tem mostrado muita força nos últimos grandes torneios que disputou. No Campeonato Russo por Equipes ele perdeu apenas dois pontos e seu time não foi muito bem, mesmo assim deve ser um forte candidato ao título.
Shakhriyar Mamedyarov e suas poses no tabuleiro.
   Alexander Morozevich, devo confessar que tenho admiração pessoal pelo russo. Como disse Kramnik: "Nunca é entediante assistir aos jogos dele". Morozevich é um jogador onfensivo, mas também inconstante que pode tanto estar nos 2788 quanto nos 2700, muito parecido com Vassily Ivanchuk neste aspecto. Podemos esperar bons jogos dele, mas não criemos expectativas, pois ele não joga neste tipo de competição há algum tempo.
Como será Alexander Morozevich dessa vez? Parece que nem ele sabe a resposta.
   O húngaro Péter Lékó tem melhorado muito e se recobrou da sua fase ruim que sofria desde que perdeu para Carlsen. Depois que o norueguês o superou em um torneio a sua solidez foi um pouco que contestada, entretanto o GM Lékó tem conseguido se reinventar no seu xadrez.
Jogando forte, Péter Lékó.
   Gata Kamsky só está presente aqui neste torneio pela ausência do GM Vugar Gashimov que pelos seus problemas de saúde (caso de epilepsia) não pode honrar seu compromisso com o Grand Prix e nem com FIDE e AGON. Kamsky parece ser um jogador que atingiu seu limite. Nos seus tempos áureos nunca passou de 2744 e hoje com 2741 parece mais ou menos o seu máximo, todavia só saberemos quando vermos os jogos.
Com sorriso no rosto para jogar em Zug, Gata Kamsky.
   Outro ex-campeão mundial FIDE que está aqui é Ruslan Ponomariov. O ucraniano teve belas atuações nas últimas Copas do Mundo de Xadrez, mas nenhuma conquista relativamente grande ultimamente. Ponomariov precisa dar um "upgrade" no seu jogo, talvez seja esse seu torneio.
Ruslan Ponomariov em sua última grande conquista em Dortmund 2011.
   O jovem Anish Giri que começou jogando pela Federação Russa e foi para Federação dos Países Baixos. É o jogador mais forte e um jovem talento. No entanto, parece que seu nível está estancado e ele não faz um bom torneio há muito tempo. Ele mostrou muita força nos primeiros anos, mas parece ter perdido o pique. Ele também precisa melhorar o seu xadrez para fazer alguma diferença.
O noivo da linda MI Sopiko Guramishvili, Anish Giri.
   Rustam Kasimdzhanov encerra lista como mais um campeão mundial FIDE, mas que não acompanhou as duas últimas duas grandes revoluções do xadrez com o inchaço dos 2700 que só agora ele faz parte e a revolução de Carlsen que reviu o fim de jogo, mas está em crescimento e talvez traga novidades para esse torneio.
Ex-campeão mundial FIDE, Rustam Kasimdzhanov.
   O controle de tempo será de 120 min p/ os 1ºs 40 lances 60 min até o lance 60 e 15 min + 30 seg. de acréscimo p/lance par resto do jogo, serão 11 rodadas no total.

Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário