quinta-feira, 14 de março de 2013

Torneio dos Candidatos FIDE, Londres 2013



     Wihelm Stenitz, Emanuel Lasker, José Raoul Capablanca, Alexander Alekhine, Max Euwe, Mikhail Botvinnik, Vassily Smyslov, Mikhail Tal, Tigran Varnatovich Petrosian, Boris Spassky, Robert "Bobby" James Fischer, Anatoly Karpov, Garry Kasparov, Vladimir Kramnik, Veselin Topálov e Viswanathan Anand. Todos esses nomes são universalmente reconhecidos como campeões mundiais de xadrez (não considero aqui títulos como o de Alexander Khalifman, Rustam Kasimdzhanov e Ruslan Ponomariov que foram apenas campeões mundiais FIDE. Com isso não quero diminuir o mérito de grandes jogadores de xadrez aqui citados, mas sim universalizar o reconhecimento do título que por bons anos ficou dividido entre a FIDE e a ACP). Nomes como Luís Ramirez de Lucena, Pedro Damiano, Ruy López de Segura, Leonardo da Cutri, Paolo Boi, Alessandro Salvio, Gioachino Greco, Kermur Sire de Legal, Fronçois-Andre Philidor, Alexandre Despchapelles, Louis De La Bourdonnais, Pierre de Saint Amant, Howard Staunton, Adolf Anderssen, Paul Morphy, Wihelm Stenitz e Johannes Zukertort foram reconhecidos como os melhores jogadores de algumas épocas apesar de não haver uma disputa oficial. 

    A história nos mostra a grandeza e a importância desse evento no mundo do xadrez. No dia 15 de Abril começa o Candidates Match FIDE, London 2013 e definirá o novo desafiante do atual campeão mundial o GM indiano Viswanathan Anand que desde sua vitória no México em 2007 mantém o título oficialmente. O período onde em todo o ciclo do Campeonato Mundial de Xadrez havia dois campeões, um FIDE e outro ACP, foi bastante conturbado e confuso para qualquer aficionado do xadrez. Depois que foi regulamentado a unificação dos títulos poderíamos pensar que havia acabado o tempo de dúvidas, mas acredito que somente Garry Kasparov e Vladimir Kramnik podem dizer que tem os seus títulos de forma pacífica, pois depois de perder para Veselin Topálov o título mundial, na revanche do GM russo o acusou o GM búlgaro de trapacear com lances de computador. A controvérsia permanece e causa animosidades até hoje entre o time de Kramnik e o time de Topálov. O episódio mais recente foi a recusa do GM Ivan Cheparinov em apertar mãos com o GM Nigel Short justamente pela ofensa feita ao GM Veselin Topálov. Até hoje quando se enfretam Topálov e Kramnik não apertam as mãos. 

    A cidade de Londres foi escolhida através do projeto do mestre internacional Malcom Pein que trouxe de volta o xadrez do mais alto nível a Inglaterra. O London Chess Classic está ano após ano conseguindo trazer os melhores jogadores do mundo e fazer um grande evento de xadrez com o torneio principal, simultâneas, transmissão ao vivo e comentários de especialistas. Magnus Carlsen e Vladimir Kramnik foram os seus campeõs até agora. Por esse motivo e por seu sucesso a cidade Londres foi escolhida para abrigar o Torneio do Candidatos FIDE de 2013. Em 2011, a cidade de Kazan na Rússia abrigou o último torneio dos candidatos. Gata Kamsky, Boris Gelfand, Veselin Topálov, Alexander Grischuk, Vladimir Kramnik, Levon Aronian, Teimour Radjabov e Shakhriyar Mamedyarov. O GM Magnus Carlsen apesar de estar classificado se retirou do torneio e foi substituído por Alexander Grischuk. Justamente esse jogador causou as duas maiores supresas do torneio. Ele eliminou o favorito, em rating pelo menos, Levon Aronian e  na semifinal quando pegou o ex-campeão mundial Vladimir Kramnik também botou o seu compatriota para fora da disputa. E para supresa de todos o GM Boris Gelfand que havia eliminado Mamedyarov e Kamsky venceu Grischuk após sua epopéia desastrosa no final e foi o candidato a enfrentar Anand. Com a ausência de Carlsen o torneio perdeu bastante de seu valor. Anand enfrentou Gelfand e depois de partidas sem muito de novo ou excitante ele ganhou nos tie-breaks finalmente. 
Preparado para o desafio, Magnus Carlsen.
    Com a presença de Carlsen este ano o torneio toma outro espectro na comunidade enxadrística. Finalmente o "Mozart" do xadrez ou Magnus "Thor" Carlsen pelo seu estilo "guerreiro" de jogar disputará a chance de enfrentar o campeão mundial. Alguns já reclamam a ausência da mais nova estrela ascendente do xadrez mundial, o ítalo-americano, Fabiano Caruana, porém por nenhum meio ele se classificou para este evento, somente no próximo quem sabe? Carlsen terá adversários fortes a bater neste torneio, vamos conhecer os "candidatos" por assim dizer ao Campeonato Mundial de Xadrez contra Viswanathan Anand:
                      
Nº 1 do mundo, Magnus Carlsen.
    Ele é o terceiro grande mestre mais jovem da história do xadrez, perdendo apenas para o indiano Parimarjan Negi e para o ucraniano, hoje naturalizado russo, Sergey Karjakin. Na época em que ganhou o seu título de GM foi apelidado de "Mozart" do xadrez por sua juventude. Hoje, porém, depois de muitas conquistas, o rating mais alto de todos os tempos superando o lendário Garry Kasparov ele é retratado nos desenhos do cartunista José Diaz como o deus viking Thor com seu martelo que por vezes "esmaga" os seus adversários. Magnus (Grande em latim) Carlsen é como ele mesmo definiu um "guerreiro" e não um artista como Wolfgang Amadeus Mozart. Estrai o máximo de todos as suas partidas e leva as posições a um novo patamar no mundo do xadrez. Isso obrigou muitos outros a se renovarem se quisessem ter chance de fazer frente ao norueguês. Ainda como MI no Aberto de Reykjavik na Islândia ele empatou com Garry Kasparov e derrotou o já veterano Anatoly Karpov que elogiou o garoto após a partida. Vejamos o seus títulos:

- London Chess Classic 2009, 2010 e 2012;
- Wijk ann Zee 2008, 2010 e 2013;
- Tal Memorial 2011 e 2012;
- Nanjing 2009 e 2010;
- Grand Slam Final São Paulo - Bilbao 2011 e 2012;
- Biel Masters 2009;
- Aerosvit Foros 2008.

Ex-campeão mundial Vladimir Kramnik.
   O russo de 37 anos dispensa apresentações, mas é justo fazer uma. Aluno da Escola de Mikhail Botvinnik é um dos remanscentes da escola soviética de xadrez. No início dos anos 90 em 1992 foi o melhor tabuleiro reserva das Olimpíadas de Manila. Ascendeu como campeão mundial derrotando nada mais e nada menos que Garry Kasparov em 2000. É o maior ganhador do Dortmund Sparkssen Chess-Meeting. Hoje ele se renova e é o 2º mais forte jogador do mundo, mas depois de seu match com Anand na Alemanha em 2008 ele perdeu um pouco de sua notariedade. Os seus títulos são:

- Linares 2000. 2003 e 2004;
- Deca-campeão do Dortmund Sparkssen Chess-Meeting;
- Wijk ann Zee 1998;
- Tal Memorial 2007 & 2008;
- London Chess Classic 2011;
- Grand Slam Final Bilbao 2010;
- As Olimpíadas de 2002 com a Rússia.

GM Levon Aronian, tri-campeão olímpico.
   Alguns acham que aqui está o favorito a enfrentar Anand. Foi decepcionante sem dúvida ver ele eliminado por Alexander Grischuk no KO de 2011, mas espera-se que no round-robin ele prevaleça. Se talvez o grande mestre Levon Aronian não tenha títulos mundiais pessoais, ele tem o título junto da equipe de xadrez da Armênia. Herdeiros dos ex-campeão mundial Tigran Varnatovich Petrosian os armênios conquistaram nada mais do que três títulos de Olimpíada. Intercalando com o forte time Ucraniano eles desde 2002 não permitem que a Rússia retome seu posto de nação mais forte do mundo no xadrez. Smbat Lputian e Rafael Vanagian precederam e ajudaram essa geração que formada por jogadores como Levon Aronian, Vladimir Akopian, Sergei Movsesian, Karen Arsian, Tigran Levon Petrosian, Arman Pashikian, Avetik Grigoryan, Hrant Melkumyan, Gabriel Sargissian e Robert Hovhannisyan conquistaram todos esses títulos. Atual nº 3 do mundo com 2809 e já chegou a 2825. Além disso, Levon também tem alguns títulos individuais em sua conta:

- Linares 2006;
- Wijk ann Zee 2007, 2008 e 2012;
- Tal Memorial 2006, 2010 e 2011;
- Grand Slam Final - Bilbao 2009;
- Olimpíadas de 2006, 2008 e 2012;
- Campeonato Mundial de Times FIDE 2011.

GM azeri Teimour Radjabov.
  O grande mestre Radjabov já chamou minha atenção desde o princípio, pois ao procurar enxadrístas da minha idade ele apareceu com uma das alternativas ao lado de outros como Hikaru Nakamura e Yue Wang. Ele se destaca por ter sido o mais jovem a derrotar um campeão mundial e de pretas quando venceu o grande mestre Garry Kasparov com sua Defesa Indiana. Ele cresceu nos últimos períodos e quase chegou pela primeira vez nos 2800, mas parou nos 2793. Desde então, permanece quieto, provavelmente se preparando para fazer melhor do que em 2011. É um dos três leões do Azerbaijão e se destaca desde as categorias infantis. Junto com Shakhriyar Mamedyarov e Vugar Gashimov compõe a elite do xadrez azeri. Junto com Rauf Mamedov e Gadir Guseinov conquistaram o Campeonato Europeu de Times em 2009. Vejamos o seu currículo:

- Wijk ann Zee 2007;
- Campeonato Europeu de Times 2009;
- Grande Prix FIDE Elista 2008.

Bi-campeão mundial de xadrez blitz, Alexander Grischuk.
    Sua excelente campanha em 2011 em Kazan supreendeu muito e ele substituiu muito bem Magnus Carlsen. Será ele capaz de fazer tal "estrago" de novo aqui? Ele se diz inspirado por Magnus Carlsen a só jogar xadrez, já que ele chegou a dividir seu tempo entre o xadrez e o poker. Cresceu muito e é o 10º melhor jogador do mundo sendo um dos primeiros ícones da nova geração de russos. É um especialista em xadrez relâpago onde se rating bate os 2858! Seu maior rating foi de 2773 e tem 29 anos. Suas conquistas são:

- Linares 2009;
- Campeonato Mundial de Blitz 2006 & 2012;
- Super Final do Campeonato Russo 2009.

Vassily "Chucky" Ivanchuk "Norris".
    O jogador mais ativo de todo circuito com 43 anos é o melhor ucraniano e acumula diversos títulos em todos os lugares e até o Aberto de Caxias na Festa Uva no Rio Grande do Sul. Conhecido também pelos seus nervos e "tiques". Liderou a Ucrânia nas Olimpíadas de 2002 e 2010. É sem dúvida um apaixonado pelo xadrez e pela sua 3º colocação na última Copa do Mundo de Xadrez ganhou sua vaga aqui. Vejamos sua lista de títulos:

- Linares 1989, 1991, 1995 e 2009;
- Wijk ann Zee 1996;
- Tal Memorial 2008;
- M-Tel Masters 2008;
- Biel Masters 1989;
- Capablanca Memorial 2005, 2006, 2007, 2010, 2011 e 2012;
- Grand Prix FIDE Jermuk 2009 (TIgran Varnatovich Petrosian Memorial).

Atual campeão da Copa do Mundo de Xadrez, Peter Svidler.
    Aos seus 36 anos o grande mestre Peter Svidler mostra sua capacidade de chegar ao Torneio dos Candidatos mais uma vez. Com uma boa lista de títulos e bom humor ele já foi um dos 10 melhores jogadores do mundo e atingiu o rating de 2765 em Janeiro de 2006. Ele é sólido e estável, mas creio aqui ele seja um peixe "pequeno" e deve preparar-se para pensar muito e bem se tiver aspirações para este torneio, pois seus adversários são os mais fortes dos últimos tempos. Ele é um grande fã do esporte bretão cricket.

- Gibraltar Masters 2009;
- Copa do Mundo FIDE 2011;
- Mainz Chess 960 (Fischer Chess) 2003, 2004 e 2005;
- Hexa-campeão russo em 1994,1995, 1997, 2003, 2008 e 2011.

Derrotado por Vishy Anand em 2012, Boris Gelfand.
    É o mais velho do torneio com 44 anos. Já estava bom ter ganhado a Copa do Mundo FIDE em 2009 e ele ainda "fatura" o Torneio dos Candidatos 2011 e por isso volta aqui em 2013. Perdeu nos playoffs para Anand por 2,5-1,5. Ele já foi campeão do mundo de xadrez rápido na ACP. Seu maior rating foi de 2761 e já esteve no top 10 mundial. Hoje ele possui um rating de 2740 e e o número 18 do mundo. Teoricamente o mais fraco, mas até que ponto podemos levar isso como um dado e o quão preciso ele é? Sua carreira tem os seguintes títulos:

- Biel Masters 2005;
- Tilburg 1996;
- Copa do Mundo FIDE 2009;
- Torneio dos Candidatos 2011.

A ponte de Londres.
   Considero a elite do xadrez hoje jogadores como Carlsen, Kramnik, Aronian, Radjabov, Caruana, Anand e Karjakin. Alguns ficaram de fora, no entanto será o maior evento de xadrez do ano sem dúvida. Muitos torneios querem fazer par como o torneio na Noruega e o Alekhine Memorial em Paris e Moscou, mas esse tem maior relevância. Aliás um torneio na Noruega será realizado praticamente logo após o término deste e deve ser o mais forte do ano. Alekhine Memorial também promete, mas esse será mais tarde. Bom ver novos torneios já que outros como Linares e o M-Tel Masters desapareceram. 

Única parada em Londres para o Candidates Tournament.
Links:


Por hora é somente isso pessoal,
MBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário