quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

79º Campeonato Absoluto Brasileiro de Xadrez

Entre os dias 25 de Fevereiro e 6 de Março, na cidade de Montenergo no Rio Grande do Sul, ocorrerá a final do 79º Campeonato Absoluto Brasileiro de Xadrez. Praticamente colado no 3º Aberto Brasil de Xadrez em Nova Petrópolis alguns dos participantes já estavam neste torneio e ficaram por aqui para o Campeonato Brasileiro.

Em 1º lugar é com alguma alegria que vejo o Campeonato Brasileiro aqui no RS, pois a partir do Campeonato Brasileiro de 2008 que pude ver ao vivo indo todos os dias ver os jogos que este blog começou a nascer e crescer dentro das minhas ideias. O último Campeonato Brasileiro realizado aqui foi um pouco conturbado pelo calote que os Grandes Mestres denunciaram em saites pessoais ou de notícias. Talvez isso já explique as desistências de GMs como Rafael Leitão, Felipe El Debs, Alexandr Fier e Henrique Mecking. O MI Diego Di Bernadino também não quis participar. Muitos substitutos teremos então para este torneio.

O torneio se realizará em 11 rodadas com controle de tempo de 90 min + 30s de acréscimo p/lance. O desempate se realizará pelos seguintes critérios:

a) Confronto Direto
b) Sonneborn Berger
c) Sistema Koya
d) Maior número de vitórias
e) Maior número de vitórias com as pretas
f) Sorteio

Os participantes do evento e que disputaram o torneio são:

1) GM Krikor Sevag Mekhitarian (2546)
2) MI Evandro Amorim Barbosa (2422)
3) MI Roberto Junio Molina (2414) - substitui GM Rafael Leitão
4) MF Máximo Iack Macedo (2408)
5) MF Luismar Brito (2292) - substitui GM Alexandr Fier
6) Felipe Menna Barreto (2285)
7) Mateus Nakajo Mendonça (2255)
8) MF Flávio Olivência (2211)
9) Andrey de Souza Neves (2159) - substitui GM Felipe El Debs
10) MC Vítor Roberto Castro (2089) - substitui o MI Diego Di Bernadino
11) Klaus Seiji Gotz (2081) - substitui GM Henrique Mecking
O melhor ranqueado e único GM da competição, Krikor Mekhitarian.
MI Evandro Barbosa
MI Roberto Molina
MF Luismar Brito
Em breve o novo MF do Brasil Felipe Menna Barreto
Mateus Nakajo Mendonça
A esquerda jogando de brancas MF Flávio Olivência
O MF Máximo Iack Macedo
A esquerda AI Pablyto Robert, a direita AI Mauro Amaral e no centro o atual campeão brasileiro amador Vitor Roberto Castro.
O jovem Klaus Seiji Gotz.

A cobertura do Brasileiro deste ano vai ser muito pobre em termos de material disponível na web. Praticamente, só com o Chess-Results haverá alguma coisa a olhar, nada de jogos ao vivo e nem de um saite oficial do evento ou um parte especial do saite de Federação para o evento. Todos os organizadores passam links do Chess-Results para que possa se saber algo do torneio. Também esse é um dos Campeonatos Brasileiros com média de rating mais baixo que já presenciei nos últimos tempos. No entano, há sempre a possibilidade de grandes jogos, pois são grandes jogadores também.

Links:

Chess-Results (Emparceiramentos, Resultados, Classificação e Jogos)

Por hora é somente isso pessoal,
MBS.

Um comentário:

  1. Uma característica muito incomum deste Brasileiro: não há nenhum ex-campeão entre os participantes, o que não acontecia desde o brasileiro de 1990 em Porto Alegre

    ResponderExcluir