domingo, 23 de setembro de 2012

Final Grand Slam São Paulo - Bilbao 2012

A ser realizado entre os dias 24 a 29 de Setembro na capital paulista São Paulo e dos 8 a 13 de Outubro em Bilbao na Catalunia a Final do Grand Slam de Xadrez 2012. As cinco rodadas iniciais do evento serão realizadas aqui no Brasil no cubo montado no parque Ibirapuera, exatamente como no ano passado. Serão 6 jogadores num torneio de ida-e-volta de duplo turno nas duas cidades com controle de tempo de 90 minutos para as 1ªs 40 jogadas e 60 minutos + 10 segundos de acréscimo por lance para o resto do jogo. Este torneio não se esqueçam segue as regras de Sofia que não permite empate antes dos 30 lances e tem a pontuação do futebol sendo 3 pontos para vitória, 1 ponto para o empate e 0 para derrotas.

Talvez eu não tenha colocado no ano anterior a importância de um evento desses aqui no Brasil. Com exceção do Campeonato Brasileiro de Futebol que é considerado um torneio de elite no mundo inteiro talvez o Grand Slam de Xadrez seja o único outro desporto que traga os melhores jogadores do mundo de um jogo aqui para o Brasil. Sei que Roger Federer estará aqui no final do ano, mas não para um torneio e sim para um amistoso com Gustavo Kuerten que já parou de jogar profissionalmente. Eu digo tranquilamente que esperei alguns anos para que um torneio desses fosse realizado no Brasil. Sempre fui aficionado por xadrez e depois de acompanhar alguns anos de torneios notei que torneios como Morelia-Linares, MTel Masters, Bazna Kings(ou Tournel de Regilor), Dortmund Sparkssen Chess-Meeting e etc não passavam por aqui. Não há outra palavra a não ser felicidade de saber que um torneio desses passaria ser realizado aqui como está sendo neste momento. Com cobertura da abertura hoje dia 23 de Setembro. Espero que um dia eu possa viajar a São Paulo que já me acolheu por uma década nos anos 90 para presenciar essa odisséia do xadrez na capital paulistana, porém por hora me contento de o torneio estar aqui. Acredito que esse sonho realizado não tenha sido só meu nesses anos todos.

Vejamos então grandes participantes do evento:

1.Magnus Carlsen(2843) - Noruega
2.Levon Aronian(2816) - Armênia
3.Vishwanathan Anand(2780) - Índia
4.Sergey Karjakin(2778) - Rússia
5.Fabiano Caruana(2773) - Itália
6.Francisco Vallejo-Pons(2697) - Espanha
Nº1 do mundo, 2º maior rating da história do xadrez e 2º mais jovem GM da história.
Nº2 do mundo e tri-campeão olímpico, Levon Aronian.
Campeão Mundial de 2007-2012 pelo menos, Vishy Anand.
Multi-campeão, GM mais jovem da história e 7º melhor rating do mundo, Sergei Karjakin.
A jovem supresa se confirma, Fabiano Caruana.
Voltando aos torneios de elite o GM "Paco" Vallejo-Pons.

Na edição desse ano contaremos mais uma vez com os comentários ao vivo e em vídeo do GM Gilberto Milos(2593) e com a compania da 1ª mulher a conseguir uma norma de GM Susan(ou Zsuzsa) Pólgar. Susan Pólgar virá cobrir o evento para o seu blog www.susanpolgar.blospot.com ou em endereço mais simplrs www.chessdailynews.com . A direção do torneio sobre as mãos do experiente Davy D'israel e com a arbitragem do AI Herman Claudius van Riemsdijk(que esteve aqui no RS recentemente disputando a Final Oncosinos do MXC), AI Marius Rombout van Riemsdijk e da AN Joara Chaves. Teremos mini-torneios e simultâneas com os GMs Alexandr Fier, Krikor Sevag Mekhitarian, os MIs Jefferson Pelikian e James Toledo, Torneio Relâmpago e muito mais.Muito sucesso nesse evento a todos os seus membros!!!!
Comentador oficial do Grand Slam GM Gilberto Milos.

Comentadora convida do Grand Slam GM Susan Pólgar.
GM Krikor Sevag Mekhitarian(2509).
Simultaneanista GM Alexandr Fier(2572).
Links:

Emparceiramentos & Resultados (Clicar em Grand Slam e depois em Resultados)
Classificação ( Clicar em Grand Slam e depois em Classificação)

Por enquanto é só pessoal,
MBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário