sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Simultânea Garry Kasparov & Giovanni Vescovi


Nesta terça-feira dia 06/09 nas vésperas do feriado de Independência do Brasil em Porto Alegre o Clube Metrópole Xadrez Clube juntamente com a Clínica Oncosinos e a UNIMED ofereceram no Chalé da praça XV uma simultânea com o ex-campeão do mundo por 15 anos e 1º do ranking internacional por 20 anos o GM Garry Kasparov e o hepta-campeão brasileiro e melhor brasileiro ranqueado mundialmente GM Giovanni Vescovi.

Garry Kasparov somente moveu somente a primeira peça.Foi autografar livros,revistas e etc.,e depois voltou aos jogos dando seus palpites para o GM Giovanni Vescovi.Muitos podem reclamar que ele não tenha jogado sozinho,mas acho que para os fãs ele ter autografado foi o que mais valeu.A final de contas,ganhar ou até mesmo empatar com Kasparov é bem difícil,mesmo em uma simultânea.

Gostaria de parabenizar os patrocinadores da vinda de Kasparov ao Brasil.Especialmente aos enxadrístas isto é sempre importante.Espero que jogadores com Kramnik,Anand e Carlsen possam fazer algo parecido ao vir jogar o Masters Series em São Paulo.Parabenizo essencialmente ao Metrópole Xadrez Clube e a toda a sua diretoria.Não somente pelo evento,mas por toda a trajetória que fez nesses últimos dois anos pelo menos.O Metrópole esteve em situação muito difícil e conseguiu se reerguer consolidando isso na tarde desta última terça-feira.Parabéns aos presidentes do Metrópole que aguentaram firme pressões durante tempos parcos e que talvez não conseguiram partilhar deste momento.Parabéns ao Presidente Waldir Rabuske,diretor-técnico Felipe Kubiaki Menna Barreto,aos sócios-proprietários Homero Araújo,Armando Scharlau,Luiz Osório Moro e entre outros que contribuíram a essa história.Falo apenas dos que mais conheço e dos quais eu já joguei nesta minha carreira de GK.
A arbitragem ficou a cabo do AI Francisco Trois,auxiliado pelo AF Emerson Muller e o AA João Carlos Orgüim.Da parte técnica não há o que reclamar,pois o Metrópole fez a sua parte.No entanto,uma crítica ressaltou principalmente das pessoas que ficaram atrás do vidro no chalé da praça XV:o lugar era muito pequeno e eles queriam também estar podendo olhar sem obstáculos mesmo que de mais longe o GM Garry Kasparov.Não ter vidro que atrapalhasse as fotos e vídeos por exemplo.

O que se viu no chalé da praça XV foi algo que onde o xadrez é mais desenvolvido nunca acontece,uma elitização do xadrez.Xadrez é algo que precisa ser mais popular.Não espero que seja popular com futebol,mas precisa ser aberto,não num restaurante que nem tem idéia de quantas pessoas uma personalidade como Garry Kasparov atrai.Todos daquele estabelecimento foram pegados desprevenidos com certeza.O medo era notória quando repetidas vezes os funcionários e até o gerente verificaram se a porta estava mesmo trancada.Limitar a entrada a uma meia-dúzia de privilegiados é certamente um erro e isso foi um erro Crasso.

Por diversas vezes os fãs mais exaltados bateram no vidro para que os repórteres que mal tinham posições para tirar as suas fotos encobriam sua visão.O que pensaram?Que somente uma meia-dúzia de afortunados iria vir e consumir naquele restaurante?Bom,não sei.Mas tenho certeza de que eles viram uma situação a qual não esperavam e não estavam preparados.A Palestra do do Fronteiras do Pensamento também não é elitista se formos considerar tudo.R$ 750 por 10 palestras de nível internacional e com tradução simultânea é um preço extremamente razoável.

Dentre os 20 simultaneanistas a maioria eram sócios e membros do MXC e mais algumas autoridades e alunos de escolas públicas.Dentre tantos somente Eider Tiago Cruz(2188) conseguiu a façanha de empatar nesta simultânea.Eider Tiago Cruz é Campeão dos Jogos Universitários 2011.Também ganhou alguns dos torneios do MXC.

Em suma,é impagável poder ver Garry Kasparov ao vivo.Ele não é diferente do normalmente víamos nas partidas de quando era profissional,mas é algo totalmente novo ver ao vivo.A esperança que tenho é que possamos fazer isso mais de uma vez e com outros enxadrístas,isto falta muito por aqui para o nosso jogo se desenvolver.Diversas pessoas amantes desta arte apareceram que eu jamais vi quando jogo.É o "imã" de Kasparov que os atrai.

Links:


Por hora é somente isso meus caros enxadrístas,
MBS.

3 comentários:

  1. Tu aindas fostes muito brando na scriticas a vinda de gasparov ao sul.Um absurdo mesmo que aconteceu.Por esta se outras que o xadrez é o que é.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post, Marcos!

    Quanto às críticas concordo com tudo o que tu disseste. Cheguei a comentar com o pessoal do lado de fora que os enxadristas se encontravam numa redoma de vidro. É claro que tudo isso é uma precaução para segurança e cuidado em torno de Kasparov, mas é interessante também pensar nas consequências de um evento que não interage com a comunidade, ainda mais nós que queremos que o Xadrez se expanda.

    Também parabéns ao enxadrista Eider! Não posso deixar de puxar a brasa pra minha sardinha.

    Abraço,
    Kétina

    ResponderExcluir
  3. Foi muito subestimado pelos organizadores a repercussão que ocorreria sobre a vinda do Kasparov. A menos que a intenção fosse fazer algo mais 'fechado' mesmo, o que é lamentável de qualquer forma. Um fator que me entristeceu foi ver uma grande quantidade de jovens, crianças, querendo uma proximidade maior e ficando completamente alijados pela 'redoma de vidro'. Abraços

    ResponderExcluir