quinta-feira, 27 de maio de 2010

Depois de andar pelo vale das sombras eu voltei...um breve resumo de algumas coisas importantes.

Caros leitores,amigos,amigas e enxadrístas aficcionados em geral.Arredondando os números passaram-se dois meses sem escrever frequetemente no Blog.Muitos eventos aconteceram e eu não pude escrever uma única vírgula sobre eles.Só para efeito de exemplo a vitória de um dos meus jogadores favoritos desde que me conheço como apaixonado pelo xadrez,Vassily Ivanchuk no Amber Chess Blindfold & Rapid Chess Tournament.É verdade que ele dividiu o prêmio com Magnus Carlsen,todavia era Carlsen não é mesmo?Meus Deus!Quantas coisas se passaram em um espaço tão curto de tempo!Eis então o quero fazer nesse post:Na medida em que eu me lembrar de notícias e informações pertinentes com relação a torneios relevantes ao xadrez eu vou fazer uma breve suma do eu vi acontecer no xadrez nesses dois meses.Devido aos problemas no meu PC eu com certeza não poderei repassar uma informação bem apurada dos fatos.Entretanto,o meu objetivo é passar pelos dados e não me aprofundar já que depois de tanto tempo não faria sentido perder o seu e meu tempo garipando algo tão velho ou pelo menos não agora.Definitivamente,parece contraditório um historiador como eu dizer isso.Não obstante,agora é preciso estabelecer prioridades.De uma forma ou outra em postagens posteriores eu vou trazer uma ou outra velha novidade.Em caso de alguém não esteja acompanhando ou não consiga imaginar o que eu estou pretendendo vou explicitar através de um exemplo prático:Nesses tempos estamos ouvindo muitos detalhes sobre a eleição do cargo de presidente da FIDE(Federatión Internationále des Echecs) e sobre os dois principais candidatos-o atual presidente Kirsan Ilyumzhinov e o ex-campeão mundial Anatoly Karpov.Muitos fatos novos surgiram e a situação mudou diversas vezes.Primeiramente,com o apoio da Federação Russa de Xadrez Ilyumzhinov se reelegeria.Depois foi desmentido o evento e agora esse apoio era para Karpov.Agora parece que a Rússia está dividida entre esses dois condidatos.Como se não bastasse eu ter parado de escrever por dois meses,também eles parecem bem confusos com relação ao que vão fazer.Bom,retomando o meu exemplo,toda vez que eu achar pertinente vou retomar em um post fatos passados para melhor expor o assunto atual.Portanto,me aproveitando de metodologia historiográfica vou tentar abordar alguns assuntos passados,porém o que passou...passou.Engatilhando a sucessão presidencial da FIDE,tivemos o Match pelo título mundial em Sofia na Bulgária entre Vishwanathan Anand e Veselin Topálov.Como poderíamos prever os dois presidenciáveis estavam presentes.Ao contrário do se faz na pesquisa histórica aqui eu tomo posições e defendo idéias bem parciais.Falo isso pois quero expressar minha simpatia pela canditura de Karpov a presidência.Não tenho certeza se ele realmente fará algo realmente interessante,todavia o atual chefe da FIDE não me agrada nem um pouco.Primeiramente,pelo sistema que ele vem usando para determinar o campeão mundial de xadrez.Após o mundial no México em 2007 o GM Vishy Anand está apenas focado em defender o seu cetro.Me corrijam se estiver enganado,mas acho que Anand não ganhou nada além dos matches contra os desafiantes a sua coroa não?Esses matches para mim são excessivos e desnecessários.É uma concentração desmedida em partidas apenas entre duas pessoas.O máximo que poderia admitir seria um evento desses.O ciclo do campeonato mundial é enrrolado e complicado demais.O Grand Prix até que estruturalmente parece uma boa idéia.Mede a força dos possíveis candidatos a disputar o título mundial durante alguns anos para ver o mais regular que merece a chance de tirar a prova.Contanto,a escolha das cidades para mim é muito parcial.Basicamente podemos resumir as cidades sedes entre a Rússia e a Armênia.Sei da centralização da FIDE na Europa e que isso provavelmente não vai cambiar tão cedo,entretanto um pouco de mudança de ares faria bem.Uma dupla de peso que está apoiando o presidenciável Anatoly Karpov são os grandes mestres Magnus Carlsen e Garry Kasparov.Me lembro dos poucos anos que tive a honra de ver alguns jogos de Kasparov na minha adolescência que mesmo que poucos o GM Kasparov sempre jogava alguns torneios como o Magistral Ciudad de Linares o qual é o maior campeão até hoje.Hoje em dia,parece que todos os campeão estão fugindo da raia dos grandes torneios.

O Grand Prix Astrakhan foi uma das minhas mais lamentáveis perdas.Apesar das minhas críticas ao sistema da FIDE essa última etapa do Grand Prix teve a presença de alguns dos meus jogadores favoritos de xadrez:Shakhriyar Mamedyarov,Teiymour Radjabov,Vassily Ivanchuk e Boris Gelfand.Se Alexei Shirov estivesse presente eu teria me entristecido mais ainda.Mesmo com tantos bons jogadores o campeão foi o GM Pavel Eljanov.O ucraniano está em acessão e seu rating não para de crescer.Atualmente é de 2751.Após o término o GM Teiymour Radjabov garatiu seu ingresso no torneio dos candidatos da FIDE juntamente com o GM Levon Aronian que como já estava classificado não jogou a última etapa.Não carece lembrar que o GM Magnus Carlsen se retirou do Grand Prix depois de anunciada a notícia que não iria ser válida como classificatória para o Torneio dos Candidatos o que não durou muito tempo,efim teorias da conspiração a solta...

Bueno meus caros,acho que para um resumo isso é suficiente por enquanto.

MBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário