domingo, 22 de março de 2009

1º Grand Prix Femino,Campeonatos M e F Europeu.

1º Grand Prix Feminino de Xadrez-Istambul 2009
Estamos chegando ao final do mês de março e com ele conhecemos os campeões europeus feminino e masculino além da primeira vencedora do Grand Prix femino de xadrez em Istambul.
No primero torneio femino Grand Prix organizado pela FIDE não houve muitas surpresas sobre os tabuleiros.A indiana Koneru Humpy conseguiu o primeiro lugar com 8 1/2 de 11 possíveis.Hou Yifan e Elina Danelian ficarão com o segundo lugar com 8 de 11.
Podemos dizer que este foi um torneio bem disputado ,porém não houve fortes emoções(se é que isso é possível quando falamos de xadrez).Gostaria de destacar a MI Elina Danelian que conquistou a segunda colocação sendo que apenas possui 2496 de ELO(certamente é uma pontuação para o xadrez femino porém havia outras ainda com mais pontuação).Confesso que não havia visto essa jogadora pelo circuito porém se revela promissora por esse ótimo resultado.
Adicionar imagem
Campeonato Europeu Feminino de Xadrez
O 10º campeonato individual femino foi realizado em São Petersburgo,Rússia.Torneio de sistema suíço com 11 rodadas.A campeão foi a IM Tatiana Kostiseva com 8,5 pontos.A segunda foi a armênia IM Lilit Mkrtchian com 8,5 pontos também.Logo atrás em terceiro com 8 pontos a WGM Nataljia Pogonina.
10º Campeonato Masculino Europeu
O 10º Campeonato Europeu Individual de Xadrez foi disputado em Budva,na recente criada nação de Montenegro(Parte da ex-Iougoslávia).O torneio foi um dos mais "peleados" com certeza,pois 11 jogadores empataram com 8 pontos em 11 jogos deixando a decisão para o tie-break.O vencendor foi o russo Evageny Tomashevsky.
Esse campeonato é sempre muito interessante pois reúne tanto experientes como jogadores novatos as vezes recém começando a competir.Para destaque deste torneio gostaria de colocar o jogador filandês Nyback Tomi,afinal de contas quem é que ouviu falar de um forte jogador filandês?!E também o jogador georgiano Baadur Jobava que além de um jogador fortíssimo mostra que não somente o xadrez feminino bom na Georgia(lembrando que a Georgia ganhou as olimpíadas do ano passado em Dresden).
Era isso então.
MBS.Adicionar imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário