sábado, 27 de abril de 2013

Zonal 2.4 da FIDE

Entre os dias 27 de Abril e 3 de Maio ocorre em Manaus, capital do Amazonas mais uma edição do Zonal 2.4 da FIDE. Este zonal classificará dois jogadores para Copa do Mundo de Xadrez de 2013. O torneio também concederá 1 título de MI sem normas e 2 títulos de MF sem normas. Atletas do Brasil (principal), Bolívia e Peru estarão presentes.

As informações disponíveis são muito poucas e insuficientes. Não saberemos se haverá transmissão nem que seja de 1 ou 5 tabuleiros ao vivo (já que é um Zonal). O controle de tempo é de 90 minutos para os 40 lances e 30 minutos para o resto do jogo com 30 segundos de acréscimo por lance. Serão 9 rodadas em sistema suíço. Há blogs, sites de referência e instituições anunciando todas com o mínimo de informação possível. Praticamente, o aficionado não tem como acompanhar quase nada o torneio, o evento éfeito tão somente para que os jogadores saibam como participar e se inscrever e é só isso. O blog do torneio está muito mal feito e claramente de última hora apenas com informações para os jogadores. 

Participantes:

1. Rafael Leitão (2618)
2. Alexandr Fier (2604)
3. Krikor Sevag Mekhitarian (2548)
4. Jorge Cori (2546)
5. Diego Di Berardino (2499)
6. Deysi Cori (2430)
7. Siguenas Vera (2427)
8. Máximo Macedo (2386)
9. Marco Pacheco (2384)
10. Luís Paulo Supi (2321)
11. Renato Quintiliano (2315)
12. Ricardo Cruz (2309)
13. Armen Proudian (2271)
14. Luismar Brito (2263)
15. Renan Reis (2243)
16. Ponce Gallo (2233)
17. Roberto Calheiros (2200)
18. Roberto Andrade (2198)
19. Hebert Carvalho (2182)
20. Bernado Sztokbant (2181)
21. Hugo Caetano (2150)
22. Suzana Chang (1972)

Links:

Chess-Results (Emparceiramentos, Resultados, Jogos e Classificação)

Por hora é somente isso,

MBS.

sábado, 20 de abril de 2013

1º Alexander Alekhine Memorial 2013

   Entre os dias 21 de Abril (dia de Tiradentes no Brasil) e dia 1º de Maio (dia mundial do trabalhador) estará ocorrendo nas cidades de Paris na França e de São Petersburgo na Rússia a 1ª edição do Memorial Alexander Alekhine. Alexander Alekhine nasceu na Rússia, mas naturalizou-se francês ao longo da vida e foi sobre esta bandeira que derrotou o cubano José Raoul Capablanca. Alekhine é um dos marcos do xadrez, pois Capablanca havia dito que o xadrez havia chegado ao seu limite e que ele o dominava por completo, ledo engano do convencido cubano e viu quantas possibilidades restavam e estavam longe de ser esgotadas ainda mais nessa época. Alexander Alekhine deu novo impulso ao xadrez e lançou estilo.
Alekhine vs. Capablanca.

   No dia 31 de Outubro de 1892 nascia em Moscou na Rússia o bebê que se transformaria no futuro enxadristas e campeão mundial Alexander Alexandrovich Alekhine. Em russo: Алекса́ндр Алекса́ндрович Але́хин. Ele foi um enxadrísta que esteve jogando entre as duas guerras mundiais e estava na russa czarista na sua virada bolchevique em 1917. Foi campeão mundial entre 1927-1935 e 1937-1946. Nesse meio tempo ele perdeu uma vez o título par Max Euwe na Holanda e reconquistou dois anos depois, mas para perder novamente para o líder da Escola Soviética Mikhail Botvinnik. Muitas defendem a tese que Alexander Alekhine teria sido morto pelos soviéticos enquanto disputava o título mundial com Botvinnik quando faleceu em 24 de Março de 1946, aos 53 anos, em Estoril, Portugal. Alexander Alekhine foi acusado de se aliciar com os Nazistas após término da Segunda Guerra Mundial.
   A 1ª parte se dará no Museu do Louvre em Paris, pois afinal como dizia Alekhine:

   "Para mim, xadrez não é um jogo; xadrez é uma arte. Sim, eu considero que xadrez é uma arte e aceito todas as responsabilidades que a arte coloca em seus devotos"

   E a segunda se dará no clube de xadrez de São Petersburgo. O controle de tempo será de 100 minutos para 40 movimentos: 50 minutos para os próximos 20 movimentos e 15 minutos + 30 segundos de acréscimo por lance para o resto do jogo. De 21 à 25 Abril estaremos em Paris e de 28 de Abril à 1º de Maio em São Petersburgo. Vejamos os 10 grandes participantes do torneio:

1. Levon Aronian (2809)
2. Vladimir Kramnik (2801)
3. Viswanathan Anand (2783)
4. Peter Svidler (2747)
5. Boris Gelfand (2739)
6. Michael Adams (2727)
7. Maxime Vachier-Lagrave (2722)
8. Nikita Vitiugov (2712)
9. Ding Liren (2707)
10. Laurent Fressinet (2706)
Com certeza Aronian tem um toque de Alekhine.
Como é jogar um grande torneio depois de perder a vaga para o Mundial? Kramnik nos contará...
Nada como cetro de campeão mundial para alegrar um homem, Vishy Anand.
Acredito que Svidler vem motivado e em forma para esse torneio, declaro ele meu favorito.
Gelfand deve estar em forma pelo torneio em Londres. Ex-contendor de 2012.
O experiente Mickey Adams preenche a lista do Alekhine Memorial.
Nº1 do país e campeão francês GM Vachier-Lagrave.
Campeão do Gibraltar Masters 2013, Nikita Vitiugov.
Tri-campeão chinês e prodígio Ding Liren.
Campeão francês Laurent Fressinet.

Há várias perguntas a serem feitas aqui. Será que depois de perderem a vaga no Mundial Kramnik e Aronian terão disposição para jogar aqui? Como Anand irá jogar agora que sabe que Carlsen será seu adversário? Jogará para ganhar como tem feito ultimamente ou esconderá seu jogo até Novembro como costuma ser sua tática quando defende o seu título? Svidler vem embalado por um bom torneios dos candidatos e seu 3º lugar, é umfavorito sem dúvida. Gelfand não jogou mal em Londres, mas será que poderá faturar aqui? Em fim, perguntas que poderam ser respondidas a partir de amanhã. Dois grandes torneios: FIDE Grand Prix e Alexander Alekhine Memorial, vai ser bom o xadrez amanhã hein?

Links:

Emparceiramentos & Resultados (em breve)

Por enquanto é só pessoal,

MBS.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Renova Group FIDE Grand Prix 2013.

   A partir do dia 17 de Abril até o dia 1º de Maio (Dia mundial do trabalhador!!!!) estará ocorrendo na cidade de Zug na Suíça a 1ª etapa do circuito Grand Prix FIDE 2013. Este torneio, dividido em várias competições selecionou mais uma vez de acordo com a última Copa do Mundo de Xadrez em 2011, segundo o Campeonato Mundial de Xadrez em 2012 e segundo a média de rating nesses últimos dois anos alguns enxadrístas para participarem do circuito. 

   Para o próximo ciclo do Campeonato Mundial de Xadrez que se inicia agora com esse Grand Prix, mas que só terá um atual campeão depois que Anand e Carlsen se enfrentarem em Novembro. O Grand Prix parece cada vez mais fazer parte do circuito e sendo um das formas mais longas e demoradas de se chegar a final. Todavia, este é um grande evento sem dúvida e deve ter muita beleza e técnica para ser vista pelo público enxadrístico. Vejamos os participantes:

1. Teimour Radjabov (2793)
2. Sergey Karjakin (2786)
3. Fabiano Caruana (2772)
4. Veselin Topálov (2771)
5. Hikaru Nakamura (2767)
6. Shakhriyar Mamedyarov (2766)
7. Alexander Morozevich (2758)
8. Péter Lékó (2744)
9. Gata Kamsky (2741)
10. Ruslan Ponomariov (2733)
11. Anish Giri (2727)
12. Rustam Kasimdzhanov (2709)

   Escolhas interessantes dos membros para o Grande Prix FIDE. Primeiro, o GM Radjabov tinha bastante potencial provavelmente quando foi escolhido. Radjabov estava em grande fase até que o último lugar no torneio dos Candidatos ganho por Carlsen derrubou o azeri desta posição e neste momento não sei o que esperar de Radjabov neste torneio. Seu moral sem dúvida está baixo, mas quem sabe ele traz alguma motivação para cidade de Zug? Seu desempenho em Londres foi péssimo conseguindo apenas a lanterna!
Em baixa nesses dias, Teimour Radjabov.
   Sergey Karjakin é um das escolhas óbvias por sua qualidade e categoria sólidas e demonstradas ultimamente é sem dúvida um dos nomes que falataram em Londres e que pode sem sombra de dúvida ser um contenedor para o próximo Campeonato Mundial. 

Forte nome nesse torneio, Sergey Karjakin.
   Outro nome que segue as mesmas características de Karjakin, no entanto é um estrela nascente do xadrez mais recente é o jovem italiano Fabiano Caruana que tem causado problemas para os mais fortes enxadrístas de nosso tempo como o atual campeão mundial Viswanathan Anand. 
Em ascensão, Fabiano Caruana.
   Logo a seguir na lista temos o ex-campeão mundial FIDE Veselin Topálov voltando finalmente aos grandes torneios depois de um longa retirada nesses últimos anos. A perda da revanche do mundial para Anand e depois perder o Nanjing Tournament duas vezes para Magnus Carlsen parecem terem empactado bastante no GM búlgaro que volta a dar os ares da graça de sua presença num torneio do ciclo mundial.
Para voltar ao mundial, Veselin Topálov.
   Hikaru Nakamura está longe de atingir o ideal de alguém que foi treinado por Garry Kasparov, mas quando se mostra inspirado ele traz muita animação aos tabuleiros. Se rating não é muito estável para o top 10 e ocasionalmente ele sai do grupo. O que será que o nipo-americano nos traz nesse evento?
O recém campeão do ICC Blitz Open 2013, Hikaru Nakamura.
   O GM Mamedyarov tem crescido bastante ultimamente e tem mostrado muita força nos últimos grandes torneios que disputou. No Campeonato Russo por Equipes ele perdeu apenas dois pontos e seu time não foi muito bem, mesmo assim deve ser um forte candidato ao título.
Shakhriyar Mamedyarov e suas poses no tabuleiro.
   Alexander Morozevich, devo confessar que tenho admiração pessoal pelo russo. Como disse Kramnik: "Nunca é entediante assistir aos jogos dele". Morozevich é um jogador onfensivo, mas também inconstante que pode tanto estar nos 2788 quanto nos 2700, muito parecido com Vassily Ivanchuk neste aspecto. Podemos esperar bons jogos dele, mas não criemos expectativas, pois ele não joga neste tipo de competição há algum tempo.
Como será Alexander Morozevich dessa vez? Parece que nem ele sabe a resposta.
   O húngaro Péter Lékó tem melhorado muito e se recobrou da sua fase ruim que sofria desde que perdeu para Carlsen. Depois que o norueguês o superou em um torneio a sua solidez foi um pouco que contestada, entretanto o GM Lékó tem conseguido se reinventar no seu xadrez.
Jogando forte, Péter Lékó.
   Gata Kamsky só está presente aqui neste torneio pela ausência do GM Vugar Gashimov que pelos seus problemas de saúde (caso de epilepsia) não pode honrar seu compromisso com o Grand Prix e nem com FIDE e AGON. Kamsky parece ser um jogador que atingiu seu limite. Nos seus tempos áureos nunca passou de 2744 e hoje com 2741 parece mais ou menos o seu máximo, todavia só saberemos quando vermos os jogos.
Com sorriso no rosto para jogar em Zug, Gata Kamsky.
   Outro ex-campeão mundial FIDE que está aqui é Ruslan Ponomariov. O ucraniano teve belas atuações nas últimas Copas do Mundo de Xadrez, mas nenhuma conquista relativamente grande ultimamente. Ponomariov precisa dar um "upgrade" no seu jogo, talvez seja esse seu torneio.
Ruslan Ponomariov em sua última grande conquista em Dortmund 2011.
   O jovem Anish Giri que começou jogando pela Federação Russa e foi para Federação dos Países Baixos. É o jogador mais forte e um jovem talento. No entanto, parece que seu nível está estancado e ele não faz um bom torneio há muito tempo. Ele mostrou muita força nos primeiros anos, mas parece ter perdido o pique. Ele também precisa melhorar o seu xadrez para fazer alguma diferença.
O noivo da linda MI Sopiko Guramishvili, Anish Giri.
   Rustam Kasimdzhanov encerra lista como mais um campeão mundial FIDE, mas que não acompanhou as duas últimas duas grandes revoluções do xadrez com o inchaço dos 2700 que só agora ele faz parte e a revolução de Carlsen que reviu o fim de jogo, mas está em crescimento e talvez traga novidades para esse torneio.
Ex-campeão mundial FIDE, Rustam Kasimdzhanov.
   O controle de tempo será de 120 min p/ os 1ºs 40 lances 60 min até o lance 60 e 15 min + 30 seg. de acréscimo p/lance par resto do jogo, serão 11 rodadas no total.

Links:

sábado, 6 de abril de 2013

IRT Cidade de Curitiba 2013

Entre os dias 5 e 7 de Abril estará acontecendo na cidade de Curitiba o IRT Cidade de Curitiba realizado no Clube de Xadrez de Curitiba, um dos mais tradicionais e antigos clubes de xadrez do Brasil. São 83 participantes inscritos disputando em sistema suiço de 6 rodadas com controle de tempode 2h KO no relógio analógico e de 1h30 + 30' de acréscimo por lance. A arbitragem fica sob a responsabilidade do Árbitro Internacional Carlos Calleros.

Também, após o término do evento de xadrez clássico, teremos um grande torneio de xadrez relâmpago entre os enxadrístas presentes como parte de todo evento. Eis a lista de jogadores presentes, é um torneio bem forte em terras brasileiras meus amigos:

1. Alexandr Fier (2604)
2. Rodrigo Disconzi (2377)
3. Luciano Adwilhans (2333)
4. Renato Quintiliano (2315)
5. Ivan Kuhlmann (2313)
6. Nino Maisuradze (2303)
7. Lídio Delgado (2296)
8. Armen Proudian (2271)
9. Alejandro Languidey (2270)
10. Haroldo Cunha (2247)
11. Paulo Palozi (2240)
12. Bernardo Sztokbant (2181)
13. Vitório Chemin (2180)
14. Leandro Salles (2110)
15. Sidnei Coutinho (2094)
16. Orlando Starke (2085)
17. Anderson Santana (2083)
18. José Antonio Nery Jr. (2080)
19. Allan Broday (2075)
20. Leonardo Rodrigues (2074)
21. Nilton Hirota (2062)
22. Jairo Cordioli (2058)
23. Leonardo Tratz (2047)
24. Euclides Ferreira (2045)
25. Markley Sekula (2040)
26. Luis Ernesto Fonseca (2034)
27. Ricardo Alves (2033)
28. Igor Cadilhac (2024)
29. Joaquim de Deus Filho (2017)
30. Victor Cavinato (2016)
31. Quentin Jouneau (2010)
[...]









Por hora é somente isso pessoal,
MBS.