quinta-feira, 14 de março de 2013

Torneio dos Candidatos FIDE, Londres 2013



     Wihelm Stenitz, Emanuel Lasker, José Raoul Capablanca, Alexander Alekhine, Max Euwe, Mikhail Botvinnik, Vassily Smyslov, Mikhail Tal, Tigran Varnatovich Petrosian, Boris Spassky, Robert "Bobby" James Fischer, Anatoly Karpov, Garry Kasparov, Vladimir Kramnik, Veselin Topálov e Viswanathan Anand. Todos esses nomes são universalmente reconhecidos como campeões mundiais de xadrez (não considero aqui títulos como o de Alexander Khalifman, Rustam Kasimdzhanov e Ruslan Ponomariov que foram apenas campeões mundiais FIDE. Com isso não quero diminuir o mérito de grandes jogadores de xadrez aqui citados, mas sim universalizar o reconhecimento do título que por bons anos ficou dividido entre a FIDE e a ACP). Nomes como Luís Ramirez de Lucena, Pedro Damiano, Ruy López de Segura, Leonardo da Cutri, Paolo Boi, Alessandro Salvio, Gioachino Greco, Kermur Sire de Legal, Fronçois-Andre Philidor, Alexandre Despchapelles, Louis De La Bourdonnais, Pierre de Saint Amant, Howard Staunton, Adolf Anderssen, Paul Morphy, Wihelm Stenitz e Johannes Zukertort foram reconhecidos como os melhores jogadores de algumas épocas apesar de não haver uma disputa oficial. 

    A história nos mostra a grandeza e a importância desse evento no mundo do xadrez. No dia 15 de Abril começa o Candidates Match FIDE, London 2013 e definirá o novo desafiante do atual campeão mundial o GM indiano Viswanathan Anand que desde sua vitória no México em 2007 mantém o título oficialmente. O período onde em todo o ciclo do Campeonato Mundial de Xadrez havia dois campeões, um FIDE e outro ACP, foi bastante conturbado e confuso para qualquer aficionado do xadrez. Depois que foi regulamentado a unificação dos títulos poderíamos pensar que havia acabado o tempo de dúvidas, mas acredito que somente Garry Kasparov e Vladimir Kramnik podem dizer que tem os seus títulos de forma pacífica, pois depois de perder para Veselin Topálov o título mundial, na revanche do GM russo o acusou o GM búlgaro de trapacear com lances de computador. A controvérsia permanece e causa animosidades até hoje entre o time de Kramnik e o time de Topálov. O episódio mais recente foi a recusa do GM Ivan Cheparinov em apertar mãos com o GM Nigel Short justamente pela ofensa feita ao GM Veselin Topálov. Até hoje quando se enfretam Topálov e Kramnik não apertam as mãos. 

    A cidade de Londres foi escolhida através do projeto do mestre internacional Malcom Pein que trouxe de volta o xadrez do mais alto nível a Inglaterra. O London Chess Classic está ano após ano conseguindo trazer os melhores jogadores do mundo e fazer um grande evento de xadrez com o torneio principal, simultâneas, transmissão ao vivo e comentários de especialistas. Magnus Carlsen e Vladimir Kramnik foram os seus campeõs até agora. Por esse motivo e por seu sucesso a cidade Londres foi escolhida para abrigar o Torneio do Candidatos FIDE de 2013. Em 2011, a cidade de Kazan na Rússia abrigou o último torneio dos candidatos. Gata Kamsky, Boris Gelfand, Veselin Topálov, Alexander Grischuk, Vladimir Kramnik, Levon Aronian, Teimour Radjabov e Shakhriyar Mamedyarov. O GM Magnus Carlsen apesar de estar classificado se retirou do torneio e foi substituído por Alexander Grischuk. Justamente esse jogador causou as duas maiores supresas do torneio. Ele eliminou o favorito, em rating pelo menos, Levon Aronian e  na semifinal quando pegou o ex-campeão mundial Vladimir Kramnik também botou o seu compatriota para fora da disputa. E para supresa de todos o GM Boris Gelfand que havia eliminado Mamedyarov e Kamsky venceu Grischuk após sua epopéia desastrosa no final e foi o candidato a enfrentar Anand. Com a ausência de Carlsen o torneio perdeu bastante de seu valor. Anand enfrentou Gelfand e depois de partidas sem muito de novo ou excitante ele ganhou nos tie-breaks finalmente. 
Preparado para o desafio, Magnus Carlsen.
    Com a presença de Carlsen este ano o torneio toma outro espectro na comunidade enxadrística. Finalmente o "Mozart" do xadrez ou Magnus "Thor" Carlsen pelo seu estilo "guerreiro" de jogar disputará a chance de enfrentar o campeão mundial. Alguns já reclamam a ausência da mais nova estrela ascendente do xadrez mundial, o ítalo-americano, Fabiano Caruana, porém por nenhum meio ele se classificou para este evento, somente no próximo quem sabe? Carlsen terá adversários fortes a bater neste torneio, vamos conhecer os "candidatos" por assim dizer ao Campeonato Mundial de Xadrez contra Viswanathan Anand:
                      
Nº 1 do mundo, Magnus Carlsen.
    Ele é o terceiro grande mestre mais jovem da história do xadrez, perdendo apenas para o indiano Parimarjan Negi e para o ucraniano, hoje naturalizado russo, Sergey Karjakin. Na época em que ganhou o seu título de GM foi apelidado de "Mozart" do xadrez por sua juventude. Hoje, porém, depois de muitas conquistas, o rating mais alto de todos os tempos superando o lendário Garry Kasparov ele é retratado nos desenhos do cartunista José Diaz como o deus viking Thor com seu martelo que por vezes "esmaga" os seus adversários. Magnus (Grande em latim) Carlsen é como ele mesmo definiu um "guerreiro" e não um artista como Wolfgang Amadeus Mozart. Estrai o máximo de todos as suas partidas e leva as posições a um novo patamar no mundo do xadrez. Isso obrigou muitos outros a se renovarem se quisessem ter chance de fazer frente ao norueguês. Ainda como MI no Aberto de Reykjavik na Islândia ele empatou com Garry Kasparov e derrotou o já veterano Anatoly Karpov que elogiou o garoto após a partida. Vejamos o seus títulos:

- London Chess Classic 2009, 2010 e 2012;
- Wijk ann Zee 2008, 2010 e 2013;
- Tal Memorial 2011 e 2012;
- Nanjing 2009 e 2010;
- Grand Slam Final São Paulo - Bilbao 2011 e 2012;
- Biel Masters 2009;
- Aerosvit Foros 2008.

Ex-campeão mundial Vladimir Kramnik.
   O russo de 37 anos dispensa apresentações, mas é justo fazer uma. Aluno da Escola de Mikhail Botvinnik é um dos remanscentes da escola soviética de xadrez. No início dos anos 90 em 1992 foi o melhor tabuleiro reserva das Olimpíadas de Manila. Ascendeu como campeão mundial derrotando nada mais e nada menos que Garry Kasparov em 2000. É o maior ganhador do Dortmund Sparkssen Chess-Meeting. Hoje ele se renova e é o 2º mais forte jogador do mundo, mas depois de seu match com Anand na Alemanha em 2008 ele perdeu um pouco de sua notariedade. Os seus títulos são:

- Linares 2000. 2003 e 2004;
- Deca-campeão do Dortmund Sparkssen Chess-Meeting;
- Wijk ann Zee 1998;
- Tal Memorial 2007 & 2008;
- London Chess Classic 2011;
- Grand Slam Final Bilbao 2010;
- As Olimpíadas de 2002 com a Rússia.

GM Levon Aronian, tri-campeão olímpico.
   Alguns acham que aqui está o favorito a enfrentar Anand. Foi decepcionante sem dúvida ver ele eliminado por Alexander Grischuk no KO de 2011, mas espera-se que no round-robin ele prevaleça. Se talvez o grande mestre Levon Aronian não tenha títulos mundiais pessoais, ele tem o título junto da equipe de xadrez da Armênia. Herdeiros dos ex-campeão mundial Tigran Varnatovich Petrosian os armênios conquistaram nada mais do que três títulos de Olimpíada. Intercalando com o forte time Ucraniano eles desde 2002 não permitem que a Rússia retome seu posto de nação mais forte do mundo no xadrez. Smbat Lputian e Rafael Vanagian precederam e ajudaram essa geração que formada por jogadores como Levon Aronian, Vladimir Akopian, Sergei Movsesian, Karen Arsian, Tigran Levon Petrosian, Arman Pashikian, Avetik Grigoryan, Hrant Melkumyan, Gabriel Sargissian e Robert Hovhannisyan conquistaram todos esses títulos. Atual nº 3 do mundo com 2809 e já chegou a 2825. Além disso, Levon também tem alguns títulos individuais em sua conta:

- Linares 2006;
- Wijk ann Zee 2007, 2008 e 2012;
- Tal Memorial 2006, 2010 e 2011;
- Grand Slam Final - Bilbao 2009;
- Olimpíadas de 2006, 2008 e 2012;
- Campeonato Mundial de Times FIDE 2011.

GM azeri Teimour Radjabov.
  O grande mestre Radjabov já chamou minha atenção desde o princípio, pois ao procurar enxadrístas da minha idade ele apareceu com uma das alternativas ao lado de outros como Hikaru Nakamura e Yue Wang. Ele se destaca por ter sido o mais jovem a derrotar um campeão mundial e de pretas quando venceu o grande mestre Garry Kasparov com sua Defesa Indiana. Ele cresceu nos últimos períodos e quase chegou pela primeira vez nos 2800, mas parou nos 2793. Desde então, permanece quieto, provavelmente se preparando para fazer melhor do que em 2011. É um dos três leões do Azerbaijão e se destaca desde as categorias infantis. Junto com Shakhriyar Mamedyarov e Vugar Gashimov compõe a elite do xadrez azeri. Junto com Rauf Mamedov e Gadir Guseinov conquistaram o Campeonato Europeu de Times em 2009. Vejamos o seu currículo:

- Wijk ann Zee 2007;
- Campeonato Europeu de Times 2009;
- Grande Prix FIDE Elista 2008.

Bi-campeão mundial de xadrez blitz, Alexander Grischuk.
    Sua excelente campanha em 2011 em Kazan supreendeu muito e ele substituiu muito bem Magnus Carlsen. Será ele capaz de fazer tal "estrago" de novo aqui? Ele se diz inspirado por Magnus Carlsen a só jogar xadrez, já que ele chegou a dividir seu tempo entre o xadrez e o poker. Cresceu muito e é o 10º melhor jogador do mundo sendo um dos primeiros ícones da nova geração de russos. É um especialista em xadrez relâpago onde se rating bate os 2858! Seu maior rating foi de 2773 e tem 29 anos. Suas conquistas são:

- Linares 2009;
- Campeonato Mundial de Blitz 2006 & 2012;
- Super Final do Campeonato Russo 2009.

Vassily "Chucky" Ivanchuk "Norris".
    O jogador mais ativo de todo circuito com 43 anos é o melhor ucraniano e acumula diversos títulos em todos os lugares e até o Aberto de Caxias na Festa Uva no Rio Grande do Sul. Conhecido também pelos seus nervos e "tiques". Liderou a Ucrânia nas Olimpíadas de 2002 e 2010. É sem dúvida um apaixonado pelo xadrez e pela sua 3º colocação na última Copa do Mundo de Xadrez ganhou sua vaga aqui. Vejamos sua lista de títulos:

- Linares 1989, 1991, 1995 e 2009;
- Wijk ann Zee 1996;
- Tal Memorial 2008;
- M-Tel Masters 2008;
- Biel Masters 1989;
- Capablanca Memorial 2005, 2006, 2007, 2010, 2011 e 2012;
- Grand Prix FIDE Jermuk 2009 (TIgran Varnatovich Petrosian Memorial).

Atual campeão da Copa do Mundo de Xadrez, Peter Svidler.
    Aos seus 36 anos o grande mestre Peter Svidler mostra sua capacidade de chegar ao Torneio dos Candidatos mais uma vez. Com uma boa lista de títulos e bom humor ele já foi um dos 10 melhores jogadores do mundo e atingiu o rating de 2765 em Janeiro de 2006. Ele é sólido e estável, mas creio aqui ele seja um peixe "pequeno" e deve preparar-se para pensar muito e bem se tiver aspirações para este torneio, pois seus adversários são os mais fortes dos últimos tempos. Ele é um grande fã do esporte bretão cricket.

- Gibraltar Masters 2009;
- Copa do Mundo FIDE 2011;
- Mainz Chess 960 (Fischer Chess) 2003, 2004 e 2005;
- Hexa-campeão russo em 1994,1995, 1997, 2003, 2008 e 2011.

Derrotado por Vishy Anand em 2012, Boris Gelfand.
    É o mais velho do torneio com 44 anos. Já estava bom ter ganhado a Copa do Mundo FIDE em 2009 e ele ainda "fatura" o Torneio dos Candidatos 2011 e por isso volta aqui em 2013. Perdeu nos playoffs para Anand por 2,5-1,5. Ele já foi campeão do mundo de xadrez rápido na ACP. Seu maior rating foi de 2761 e já esteve no top 10 mundial. Hoje ele possui um rating de 2740 e e o número 18 do mundo. Teoricamente o mais fraco, mas até que ponto podemos levar isso como um dado e o quão preciso ele é? Sua carreira tem os seguintes títulos:

- Biel Masters 2005;
- Tilburg 1996;
- Copa do Mundo FIDE 2009;
- Torneio dos Candidatos 2011.

A ponte de Londres.
   Considero a elite do xadrez hoje jogadores como Carlsen, Kramnik, Aronian, Radjabov, Caruana, Anand e Karjakin. Alguns ficaram de fora, no entanto será o maior evento de xadrez do ano sem dúvida. Muitos torneios querem fazer par como o torneio na Noruega e o Alekhine Memorial em Paris e Moscou, mas esse tem maior relevância. Aliás um torneio na Noruega será realizado praticamente logo após o término deste e deve ser o mais forte do ano. Alekhine Memorial também promete, mas esse será mais tarde. Bom ver novos torneios já que outros como Linares e o M-Tel Masters desapareceram. 

Única parada em Londres para o Candidates Tournament.
Links:


Por hora é somente isso pessoal,
MBS.

terça-feira, 5 de março de 2013

Karpos Open 2013

Na cidade de Skopje na Macedônia, entre os dias 9 e 16 Março, se estará realizando a edição do Aberto Internacional de Xadrez Karpos. O torneio já tem 232 inscritos para jogar, será disputado em nove rodadas em um controle de tempo de 90 min. p/ os 1ºs 40 movimentos e + 30 min. p/ o resto do jogo. Haverá 30s de acréscimo por lance desde o lance 1.

Ainda não tenho certeza sobre os meios de acompanhar esse evento, no entanto tenho a expectativa de que pelo menos um transmissão on-line teremos, talvez via Chess Bomb by Chessdom. O site de xadrez Chess Mix também está divulgando o evento. Vejamos os principais enxadrístas confirmados:

1. Ivan Cheparinov (2706)
2. Ferenc Berkes (2702)
3. Kiril Georgiev (2657)
4. Eduardo Iturrizaga (2650)
5. Ivan Ivanisevic (2644)
6. Eltaj Safarli (2638)
7. Aleksander Delchev (2622)
8. Hrvoje Stevic (2620)
9. Andrey Sumets (2620)
10. Ivan Salgado López (2619)
11. Milos Perunovic (2618)
12. Mircea-Emilian Parligras (2616)
13. Maxim Rodshtein (2615)
14. Constatin Lupulescu (2614)
15. Dimitrios Mastrovasilis (2614)
16. Zdenko Kozul (2608)
17. Robert Markus (2605)
18. Evgeny Romanov (2603)
19. Dragan Solak (2602)
20. Robin Van Kampen (2592)
21. Ante Brkic (2584)
22. Vasily Yemelin (2574)
23. Mladen Palac (2572)
24. Vadim Malakhatko (2571)
25. Tamir Nabaty (2566)
26. Vitali Golod (2564)
27. Davorin Kuljasevic (2564)
28. Aleksandar Kovacevic (2563)
29. Branko Damljanovic (2562)
30. Yuri Solodovnichenko (2559)
31. Eric Hansen (2557)
32. Rinat Jumbayev (2554)
33. Ante Saric (2549)
34. Victor Mikhalevski (2548)
35. Vladislav Nevednichy (2548)
36. Nikola Djukic (2545)
37. Alojzije Jankovic (2538)
38. Antoaneta Stefanova (2530)
39. Danyyil Dvirnyy (2530)
40. Dragisa Blagojevic (2520)
41. Gil Popilski (2520)
42. Grigor Grigorov (2516)
43. Filip Pancevski (2515)
44. Marko Tratar (2512)
45. Aleksandar Indjic (2502)
46. Anasthasios Matrovasilis (2497)
47. Luís Galego (2488)
48. Andrea Stella (2477)
49. Emre Can (2474)
50. Danny Raznikov (2474)
51. Tal Baron (2465)
52. Alessio Valsecchi (2435)
53. Burak Firat (2428)
54. Aleksandra Goryachkina (2386)
55. Anna Rudolf (2292)

Saite Oficial (em macedônico com possibilidade de tradução para ENG)

Por hora é somente isso pessoal,
MBS.

domingo, 3 de março de 2013

Campeonato Mundial Feminino de Times FIDE 2013


Na cidade de Astana no Kazaquistão será palco para o FIDE Women's World Chess Team Championship 2013. O torneio ocorrerá entre os dias 2 e 13 de Março. A competição conatrá com nove rodadas e cada time terá direito a cinco jogadoras, quatro titulares e uma reserva. O tempo de controle dos jogo é de 90 min. p/ os 40 lances iniciais e 30 min. p/ o resto do jogo, desde o lance 1 haverá acréscimo de 30s p/lance. No dia 11 de março todas as rodadas terão sido realizadas. O dia 7 de Março será o único dia livre para os times.

O campeonato contará com dez times, sendo esses o time local do Kazaquistão, a Ucrânia, a Romênia, a Turquia, a China, a França, a Geórgia, os Estados Unidos da América, a Rússia e a Índia. Muitos dos times terão sérios desfalques, por isso já aviso que não será um torneio a total potência, no entanto assim mesmo interessante. Vejamos as composições dos times:

Ucrânia:

1. Kateryna Lahno (2547)
2. Anna Ushenina (2477)
3. Mariya Muzychuk (2479)
4. Natalia Zhukova (2471)
5. Inna Gaponenko (2421)

Romênia:

1. Cristina-Adela Foisor (2401)
2. Irina Bulmaga (2354)
3. Elena-Luminita Cosma (2336)
4. Alina L'ami (2353)
5. Carmen Voicu-Jagodzinsky (2281)

Kazaquistão:

1. Gulishkhan Nakhbayeva (2344)
2. Gulmira Dauletova (2265)
3. Dinara Saduakassova (2353)
4. Madina Davletbayeva (2272)
5. Zansaya Abdumalik (2187)

Turquia:

1. Betul Cemre Yildiz (2341)
2. Kubra Osturk (2252)
3. Kardelen Cemhan (2025)
4. Selen Sop (2028)
5. Emel Kaya (1995)

China:

1. Wenjun Ju (2505)
2. Qian Huang (2476)
3. Zhongyi Tan (2471)
4. Qi Guo (2435)
5. Yang Shen (2415)

França:

1. Sophie Millet (2401)
2. Nino Maisurasze (2330)
3. Anda Safranska (2328)
4. Silvia Collas (2282)
5. Natacha Benmesbah (2266)

Geórgia:

1. Nana Dzagnidze (2554)
2. Bela Khonetashvili (2499)
3. Lela Javakhishvili (2464)
4. Nino Khurtsidze (2437)
5. Solome Melia (2419)

Estados Unidos da América:

1.  Anna Zatonskih (2474)
2. Irina Krush (2448)
3. Tatev Abrahamyan (2300)
4. Sabina Foisor (2323)
5. Viktorija Ni (2263)

Rússia:

1. Valentina Gunina (2505)
2. Alexandra Kosteniuk (2495)
3. Natalija Pogonina (2475)
4. Alisa Galliamova (2459)
5. Olga Girya (2440)

Índia:

1. Eesha Sanjay Karavade (2387)
2. Nisha Mohota (2325)
3. Rout Padmini (2316)
4. Mary Ann Gomes (2387)
5. Soumya Swaminathan (2283) 

As ausências são notórias aqui. Na equipe chinesa a falta de Y. Hou e X. Zhao são marcantes, mesmo assim a China tem um time forte. Na Rússia as irmãs Nadezhda e Tatiana Kosintseva se desentenderam com o técnico Sergei Rublevsky e não participarão, ainda assim sendo um time também forte. Na Índia a falta de Humpy Koneru e Dronavalli Harika deixa o time praticamente juvenil. Por último a falta de Marie Sebag e Almira Srikpchenko na França deixa o time bem mais fraco sem dúvida.

Links:


Por enquanto é só pessoal,
MBS.

sábado, 2 de março de 2013

Ranking Mundial de Xadrez FIDE, Março de 2013

Neste 1º de Março a Federation Internationale des Echecs (FIDE) publicou sua lista mensal do rating mundial para xadrez clássico. Sem mais delongas, vamos começar pela lista do Top 100 mundial:

1. Magnus Carlsen (2872)
2. Vladimir Kramnik (2810)
3. Levo Aronian (2809)
4. Teimour Radjabov (2793)
5. Sergey Karjakin (2786)
6. Viswanathan Anand (2784)
7. Veselin Topálov (2771)
8. Hikaru Nakamura (2767)
9. Shakhriyar Mamedyarov (2766)
10. Alexander Grischuk (2764)

Apesar de alguns jogadores desta parte da lista terem jogado torneios clássicos não houve alterações nesta parte da lista. Os resultados destes torneios não afetaram nenhum dos jogadores, pois terminaram em Março e não contaram para esta lista, mas ficam em suspenso até Abril. As maiores alterações seria a entrada de Fabiano Caruana no top 10 e a queda de Kramnik do 2º para o 3º lugar. Também Vishy Anand não teria o rating que tem nesta lista.

11. Fabiano Caruana (2760)
12. Alexander Morozevich (2758)
13. Vassily Ivanchuk (2757)
14. Peter Svidler (2747)
15. Péter Lékó (2744)
16. Wang Hao (2743)
17. Gata Kamsky (2741) 
18. Boris Gelfand (2740)
19. Vugar Gashimov (2737)
20. Dmitry Jakovenko (2734)

Aqui nesta parte de lista a maioria dos jogadores não tiveram jogos no último período portanto sem muitas alterações. Somente Fabiano Caruana cresceu pontos suficientes para estar no 11º lugar a frente de Alexander Morozevich e Vassily Ivanchuk os quais na lista passada estavam a sua frente. Gata Kamsky abre um ponto de distância entre ele e o israelense Boris Gelfand.

21. Ruslan Ponomariov (2733)
22. Anish Giri (2729) 
23. Michael Adams (2727)
24. Dmitry Andreikin (2727)
25. Andrei Volokitin (2725)
26. Leinier Domínguez (2723)
27. Maxime Vachier-Lagrave (2722)
28. Evgeny Tomashevsky (2722)
29. Alexander Areshchenko (2720)
30. Nikita Vityugov (2712)

Alguns jogadores aqui confeso que não tenho notícias precisas para dar. Não posso dizer se vi jogos ou não de Ruslan Ponomariov ou Evgeny Tomashevsky, mas tudo indica que eles não tem jogado partidas nestes últimos dois períodos de lista de rating FIDE. Aqui vemos que o jovem russo, naturalizado holandês, Anish Giri subiu em algumas posições e pode em breve ir ao top 20. Grande destaque para o russo Nikita Vityugov que ascende ao clube dos 2700 e ao top 30 com estilo depois de ganhar o Gibraltar Masters Open. Ele, Evgeny Tomashevsky, Dmitry Andreikin e Maxime Vachier-Lagrave até agora pouco estavam abaixo dos 2700, é agradável vê-los aqui novamente. É a primeira vez que Nikita Vityugov entra nesse seleto clube e veremos se como seus compatriotas ele permance mais algum tempo. Dmitry Andreikin e Evgeny Tomashevsky parecem ter vindo para ficar.

31. Le Quang Liem (2709)
32. Rustam Kasimdzhanov (2709)
33. Vladimir Malakhov (2709)
34. Ian Nepomniachtchi (2708)
35. Ding Liren (2707)
36. Lázaro Batista (2707)
37. David Navara (2706)
38. Ivan Cheparinov (2706)
39. Arkadij Naiditsch (2706)
40. Laurent Fressinet (2706)

Aqui temos no top 40 um grupo mais instável ainda nos 2700. Alguns como Le Quang Liem, Rustam Kasimdzhanov, Ding Liren e Lázaro Batista estão mais estáveis. Os demais parecem sempre alterar e entrar e sair dos 2700 como Cheparinov, Naiditsch, Fressinet, Malakhov e Nepomniachtchi. Temos vários russo fortes nesse grupo. Creio que o GM vietnamita Le Quang Liem deve estabilizar mais cedo ou tarde e acho que ele possa atingir 2740 se o conseguir. 

41. Wang Yue (2706)
42. Etienne Bacrot (2705)
43. Pentala Harikrishna (2705)
44. Alexander Riazantsev (2705)
45. Vladimir Akopian (2704)
46. Alexander Moiseenko (2703)
47. Ferenc Berkes (2702)
48. Baadur Jobava (2702)
49. Anton Korobov (2702)
50. Wesley So (2701)

Chegamos a metade da lista com algumas novidades no clube dos 2700. O GM indiano Pentala Harikrishna e o filipino Wesley So entraram nos 2700. O GM húngaro Ferenc Berkes voltou aos 2700 depois de uma breve estada nos 2690 e 2680. Antono Korobov, Etienne Bacrot, Alexander Riazantsev e Baadur Jobava estão estabilizados nos 2700, mas Riazantsev e Jobava sofreram quedas consideráveis nos últimos tempos.

51. Alexei Shirov (2700)
52. Radoslaw Wojtaszek (2700)
53. Luke McShane (2698)
54. Pavel Eljanov (2697)
55. Nigel Short (2697)
56. Yu Yangyi (2696)
57. Zahar Efimenko (2696)
58. Judit Pólgar (2696)
59. Evgeny Alekseev (2695)
60. Sergei Movsesian (2695)

Alexei Shirov e Radoslaw "Radek" Wojtaszek são os que estão "caindo" dos 2700 nesta lista e tem perigo de breve não fazer mais parte deste clube. Se existe uma parte dos clube dos 2700 mais instável é essa. Os que não estã quase fora dos 2700 já estiveram nos 2700 antes. Depois de ter chegado aos 2713 o GM inglês McShane caiu novamente. Nigel Short vai alternando para dentro e para fora dos 2700 a algum tempo. O ucraniano Pavel Eljanov depois de ganhar o Reykjavik Open 2013 quase voltou aos 2700 sendo este o seu melhor rating desde 2008 quando ganhou o Grand Prix e chegou aos 2750. Yangyi Yu quase cruzou os 2700, mas teve um retrocesso de última hora e ficou só com 2698.
Xadrez na cabeça!!! Literalmente.

Agora eu passo para o Top 100 Mundial Feminino. Começemos pelo top 10 também:

1. Judit Pólgar (2696)
2. Hou Yifan (2617)
3. Koneru Humpy (2597)
4. Anna Muzychuk (2585)
5. Zhao Xue (2565)
6. Nana Dzagnidze (2554)
7. Kateryna Lahno (2547)
8. Marie Sebag (2537)
9. Nadezhda Kosintseva (2531)
10. Antoaneta Stefanova (2530)

Judit Pólgar e Hou Yifan permanecem intocáveis assim como suas coroas do xadrez feminino. Koneru Humpy já foi muito longe em sua carreira, mas ultimamente não tem mostrado a força que uma vez a levou a 2622 e o 2º posto no ranking feminino de xadrez clássico. A GM eslovênia Anna Muzychuk chegou a ameaçar Hou e Koneru chegando perto dos 2600, mas decaiu e agora permanece perto, mas em distância segura. GM chinesa Zhao Xue desde que chegou ao top 10 se "abancou" e fica mais forte a cada lista que passa. A georgina Nana Dzagnidze junto a GM Zhao parece ter tomado os antigos postos da GM ucraniana Kateryna Lahno que parece imóvel a algum tempo nos seus 2547. Marie Sebag consegue subir dois postos comparado a lista anterior. Nadezhda Kosintseva mantém-se no mesmo lugar e a experiente GM búlgara Antoaneta Stefanova aos pouco consegue finalmente voltar ao top 10.

11. Pia Cramling (2525)
12. Tatiana Kosintseva (2517)
13. Viktorija Cmilyte (2514)
14. Dronavalli Harika (2510)
15. Valentina Gunina (2505)
16. Ju Wenjun (2505)
17. Ruan Lufei (2501)
18. Bela Khotenashvili (2499)
19. Alexandra Kosteniuk (2495)
20. Zhu Chen (2491)

Pia Cramling e Tatiana Kosintseva mantém-se no mesmo lugar da lista passada. A queda de Viktoriaj Cmilyte é a primeira novidade que vemos. Com 2525 na lista passa ela fazia parte do top 10 em 10º lugar logo na frente da GM Cramling. Com sua queda brusca de rating mais a ascesão da GM Stefanova este foi o resultado. A GM Stefanova se saiu muito bem também no Gibraltar Masters Open. As jovens MIs Dronavalli Harika e Valentina Gunina deram um pequeno impulso para estar nos 2500 e manter-se no top 20, principalmente a russa Gunina que depois de chegar aos 2530 decaiu ferozmente e agora se recupera. A outra parte da lista mantém-se razoavelmente a mesma com a WGM Lufei Ruan chegando aos 2500, mais uma forte jogadora chinesa.

21. Elisabeth Paehtz (2487)
22. Mariya Muzychuk (2479)
23. Anna Ushenina (2477)
24. Thanh Trang Hoang (2476)
25. Qian Huang (2476)
26. Natalija Pogonina (2475)
27. Anna Zatonskih (2474)
28. Zhongyi Tan (2471)
29. Natalia Zhukova (2471)
30. Elina Danelian (2466)

A MI germânica Elisabeth Paehtz já esteve bem perto dos 2500, assim como a MI ucraniana Mariya Muzychuk. Ambas retrocederam recentemente e agora parecem ter ganho novo folêgo nesta lista, até o fim do ano pode ser que cheguem lá. No 23º posto está a atual Campeã Mundial Feminino a MI ucraniana Anna Ushenina. Depois de sua vitória no Mundial ele experimente uma pequena ascensão, veremos onde ela vai agora que é campeã. A húngara Hoang permanece mais ou menos onde sempre esteve, sem muitas surpresas. A chinesa Huang aumentou um pouco o se rating e "engorda" a lista de chinesas fortes no xadrez. A russa Natalija Pogonina depois de algum tempo "pescando" nos 2440 consegue crescer para os 2475 e talvez volte aos 2500, quem sabe? A chinesa Zhongyi Tan que considero particularmente forte é mais uma para grupo de estrelas chinesas ascendentes. Anna Zatonskih e Elina Danelian sifreram quedas abruptas uma atrás da outra. A GM Danelian já participou do top 10 e a MI Zatonskih também. Danelian atingiu 2521 e Zatonskih 2537, mas isso só aumentou o tamanho de sua queda aqui.

Prosseguindo o intinerário temos o Top 100 Juniors ou Juvenil. Vamos de pronto ao top 10:

1. Anish Giri (2729)
2. Wesley So (2701)
3. Yu Yangyi (2698)
4. Richard Rapport (2646)
5. Sanan Sjugirov (2646)
6. Parimarjan Negi (2639)
7. Illya Nyzhnyk (2630)
8. Yaroslav Zherebukh (2623)
9. Dariusz Swiercz (2622)
10. Ray Robson (2618) 

Entre 1º e 3º lugar temos o que vou chamar de grupo de elite. Apesar de figurarem nesta categoria juvenil são jovens com plenas condições de enfrentarem qualquer grande mestre entre os mais fortes do mundo. Como já falei o GM Yangyi Yu só não ultrapassou os 2700 por um detalhe. No 4º até o 10º posto temos aí sim os verdadeiros juvenis em desenvolvimento apesar de o jovem húngaro Richard Rapport e até mesmo o ucraniano Illya Nyzhnyk já terem mostrado muita fibre contra grandes jogadores. O próprio Yaroslav Zherebukh atrapalhou a vida de muitos na última Copa do Mundo FIDE de Xadrez. O polonês Dariusz Swiercz mostra um pouco mais de força tendo entrado nos 2600 e mantido-se até agora. O GM estadunidense Ray Robson tem mostrado mais solidez nos ultimos períodos e pode confirmar a promessa que muitos tem sobre ele.

11. Hou Yifan (2617)
12. Daniil Dubov (2614)
13. Robin Van Kampen (2592)
14. Alexander Ipatov (2578)
15. Samvel Ter-Sahakyan (2573)
16. Nils Grandelius (2566)
17. Vladimir Belous (2560)
18. Babu Lalith (2559)
19. Lu Shanglei (2552)
20. Gujrathi Vidit Santosh (2549)

O primeiro a chamar atenção é o GM dos Países Baixos Robin Van Kampen. Depois de fazer um Wijk ann Zee mais do que razoável ele finalmente se aproxima aos 2600 e se manter esse nível deve adentrar ao um outro estágio de sua carreira sem dúvida. Tanto Alexander Ipatov quanto Samvel Ter-Sahakyan tiverem algumas perdas que os deexaram longe do top 10 e agora recuperam um pouco. O sueco Nils Grandelius parece ser ainda muito instável em seus torneios alternando bons e maus jogos. Não tem a solidez do top 10 tem na categoria juvenil. MI Belous e GMs Lalith, Lu e Vidit estam crescendo paulatinamente e devem continuar nesse ritmo até que atinjam  o teto dos 2600 pelo menos.

21. Stanislav Bogdanovich (2548)
22. Jorge Cori (2546)
23. David Anton Guijarro (2546)
24. Karen Grigoryan (2545)
25. Urii Eliseev (2541)
26. S. P. Sethuraman (2532)
27. Hovhannes Gabuzyan (2527)
28. Yi Wei (2526)
29. Maxime Lagrade (2525)
30. Bejamin Bok (2525)

Os grandes destaques desta sessão da tabela são negativamente o GM Jorge Cori que perdeu pontos e saiu do top 20 e o S. P. Sethuraman que perdeu pontos no Young Grandmasters do Moscou Open. Positivamente, Temos a ascensão do inspirado em Moscou Urii Eliseev, de Hovhannes Gabuzyan e principalmente do GM mais novo do mundo na atualidade Yi Wei que chega com tudo para logo sair e ir para o top 20 ou até top 10 dependendo na próxima lista!!! Para finalizar esta lista acrescento o MI russo Grigory Oparin que depois de suas últimas competições está quase em 2500 e deve tornar-se GM em breve, talvez ainda esse ano.

Prossigo com o Top 100 Girls ou Juvenil Feminino. O top 10:

1. Hou Yifan (2617)
2. Qi Guo (2435)
3. Deysi Cori (2430)
4. Nani Paikidze (2392)
5. Jue Wang (2390)
6. Aleksandra Goryachkina (2386)
7. Meri Arabidze (2355)
8. Irina Bulmaga (2354)
9. Dinara Saduakassova (2353)
10. Nastassia Ziaziulkina (2332)

A primeira coisa a notar é a ausência da MI Mariya Muzychuk que depois muito figurar por aqui chegou ao limite da idade e não é mais da categoria juvenil feminina. O 2º posto que deveria ser de Deysi Cori do Peru acaba ficando com outra chinesa a WGM Qi Guo que supera a peruana em 5 pontos de rating. Temos uma pequena elite na primeira parte do top 10 que excetuando a inigualável Hou vai até a russa Aleksandra Goryachkina. essas estão acima dos 2400 ou muito perto deste nível. Depois a queda é de 50 a 80 pontos em rating pelo menos. Destaque nessa parte para Dinara Saduakassova que depois de jogar em Moscou com Nastassia Ziaziulkina parece ter "sugado" os pontos da biel-russa e ascendido a sua posição no top 10, deixando-a quase de fora do grupo.

11. Warda Aulia Medina (2325)
12. Rout Padmini (2316)
13. Alina Kashlinskya (2305)
14. Petra Papp (2300)
15. Liza Soloviova (2300)
16. Lisa Schut (2289)
17. Amalia Aranaz Murillo (2275)
18. Thi Mai Hung Nguyen (2271)
19. Chelsie Sihite Monica (2271)
20.  Anne Haast (2270)

Colocamos nesta parte o péssimo desempenho de Alina Kashlinskaya no Women Young Grandmasters em Moscou que a derrubou dos 2350 para 2305!!!

Chegamos a parte patriota da postagem com o top 100 Brasil:

1. Rafael Leitão (2618)
2. Henrique Mecking (2606)
3. Giovanni Vescovi (2606)
4. Alexandr Fier (2599)
5. Gilberto Milos (2583)
6. Krikor Mekhitarian (2546)
7. Darcy Lima (2527)
8. Felipe El Debs de Cresce (2525)
9. Carlos Alejandro Martínez (2507)
10. Diego di Bernadino (2499)

Cabe apenas a pontar aqui que graças ao seu desempenho sensacional no Giorgi Tringov Memorial o GM Alexandr Fier superou o GM Gilberto Milos e subiu para o 4º posto nacional quase chegando novamente aos 2600.

11. André Diamant (2479)
12. Everaldo Matsuura (2473)
13. Victor Shumyatsky (2433)
14. Evandro Barbosa (2422)
15. Paulo Jatobá Reis (2419)
16. Roberto Molina (2414)
17. Yago Santiago (2411)
18. Máximo Macedo (2407)
19. Rodrigo Terão (2401)
20. Eduardo Limp (2388)

Duas coisas a apontar aqui: o crescimento de rating do MF Yago Santiago e do MF Paulo Jatobá Reis que nesse período conseguiram angariar uma posição cada.

Finalizando o trabalho com o Top 100 Brasil Feminino:

1. Vanessa Feliciano (2232)
2. Juliana Terão (2174)
3. Tatiana Duarte (2124)
4. Regina Ribeiro (2030)
5. Joara Chaves (2025)
6. Ana Vitória Rothebarth (2006)
7. Vanessa Gazola (2005)
8. Líria Caetano Garcia (2002)
9. Artêmis Guimarães (1996)
10. Fernanda Delai (1984)

Vanessa Feliciano, Regina Ribeiro e Líria Caetano conseguiram aumentar sua pontuação com destaque para líria que conseguiu algumas posições eu acho...

Links:

Top 100 Mundial
Top 100 Mundial Feminino
Top 100 Juvenil
Top 100 Juvenil Feminino
Top 100 Brasil
Top 100 Brasil Feminino

Por enquanto é só pessoal,
MBS.