quinta-feira, 28 de maio de 2009

Match de Xadrez Rápido(25min+5s):Ivanchuk vs. Navara e Campeonato Nacional Chinês.

Estamos quase no meio do ano e nada de os torneios pararem para um recesso.Na capital da República Checa,Praga,Ocorre nessas semanas um match entre o GM ucraniano Vassilij Ivanchuk( 2745ELO e caindo vertiginosamente até 2702 por enquanto...) e o GM checo David Navara(2654ELO tendo chegado a 2725 um dia). Já ocorreram 4 partidas e são duas vitórias de Ivanchuk e dois empates.O match faz parte de um evento sobre xadrez no país.


Campeonato Nacional Chinês

Pela primeira vez o campeonato nacional chinês é destaque nos sites de xadrez.Contando com a participação de alguns do seus principais jogadores como: Bu Xianghzi(2704),Wang Hao(2696),Hou Yifan(2590)"Ela está paticipando do absoluto com os homens",Ni Hua(2724),Wang Yue(2739).



É bom ressaltar que apesar de Hou Yifan estar disputando o absoluto masculino há um campeonato feminino que foi o primeiro a dar destaque ao xadrez chinês.


Como já está iniciado vou dar uma prévia: Wang Hao é o líder e Bu Xianghzi é o 4º,Hou Yifan é 10º ,porém temos apenas 3 rodadas e é muito cedo para dizer algo.
E isso é só por hoje,
MBS.

domingo, 24 de maio de 2009

ACP World Cup of Rapid Chess:Boris Gelfand é campeão.



Neste fim de semana ocorreu em Odessa na Ucrânia o torneio de xadrez rápido como já havia mencionado em postagens anteriores.O evento foi realizado pelo banco PIVDENNY em coperação com a ACP(Association of Chess Professionals).
O GM nascido na Bósnia-Hezergovina descendente de judeus por isso naturalizado israelense Boris Gelfand confirmando sua volta a uma boa fase venceu o torneio deste ano.
Gelfand sagrou-se campeão após derrotar o também GM em ótima fase novamente Peter Svidler.

Peter Svidler passou primeiramente pelo ex-campeão mundial Anatoly Karpov depois por Sergei Movsesian e Alexander Grischuk.Boris Gelfand começou sua joranada pelo título batendo Najer depois Gashimov e Jakovenko quando finalmente derrotou Svidler na final.



MTel Masters 2009:Alexey Shirov é vitorioso em melhor torneio de sua carreira.

Caros enxadristas e aficcionados,
Neste sábado dia 23 de Maio,O GM letão naturalizado espanhol Alexey Shirov sagrou-se campeão do 5º MTel Masters em Sofia na Bulgária.Shirov pegou o primeiro lugar após o empate por perpétuo de Veselin Topálov e Wang Yue e mais sua vitória sobre o "wonder boy" Magnus Carlsen.
Depois de uma longa recessão de bons resultados Alexey Shirov soma este torneio aos seus títulos e juntando a outros bons resultados antes do torneio deve sair na lista de Julho de 2009 entre os 10 primeiros.

Acho que então não tenho dúvida em sacramentar essa grande vitória elegendo-o o grande destaque do torneio(não que isso acrescente muita coisa mas seria locura dizer que alguém se saiu melhor que ele)portanto,é natural que ele ocupe essa posição.
Mais uma vez me vejo obrigado a colocar Vassily Ivanchuk entre uma das grandes decepções do torneio.A cada dia o GM ucraniano está perto de estar abaixo dos 2700.Neste torneio por exemplo seu desempenho foi de 2607 enquanto o desempenho de Shirov foi de 2866 o que seria o normal de um GM do nível deles(bom talvez algo acima de 2700 pelo menos mas 2600 é franca decadência).
O único torneio em que Ivanchuk se saiu bem foi o de Linares até agora(consideremos o primeiro semestre do ano)em que empatou em pontos com o GM Grischuk que por números de vitórias venceu o torneio mas Ivanchuk saiu invicto mesmo assim o GM se considerou sortudo pelo acontecido.Considerando que depois os maus resultados voltaram parece que ele estava certo.Pela primeira vez desde que escrevo sou obrigado a notar a idade de Vassily.Aos seus 40 anos talvez o xadrez do ucraniano esteja começando sua descendente.Isso não tão estranho assim.Anand de mesma idade é campeão mundial porém,talvez tenhamos que nos preparar para sua decaída.Como o lendário Garry Kasparov disse recentemente:"A idade pesara e o reinado de Anand está no fim...".O próprio Garry parou por essa faixa.






quarta-feira, 20 de maio de 2009

Nakamura é campeão americano,Pavel Elijanov vence em Sarajevo, e mais torneios a caminho...

Atualizando "post" anteriores para não perder o fio dos torneios já coloco os recém acabados e os que irão começar.
Primeiramente,vemos o GM Hikaru Nakamura como campeão dos EUA.Apesar da dominância do GM sino-americano cabe colocar que o MF Robert Hess fez também um esplêndido torneio consiguindo o segundo lugar apenas meio ponto atrás.Em 3º e 4º vieram Alexander Onischuk e Gata Kamsky respectivamente.





Sem demora,já falo do 39º Bosnia-Sarajevo.O GM ucraniano Pavel Eljanov conseguiu um claro primeiro lugar.Mais atrás 1 ponto e meio vieram a surpresa o GM hezergovino Borki Pedrojevic e o chinês Wang Hao.Logo atrás vem o GM eslovênio Sergei Movsesian ficou com 5 pontos em 4º sendo um péssimo desempenho para seu rating.





Começando a falar sobre torneios que virão e podem ser interessantes temos o já tradicional torneio de xadrez rápido de Odessa.Este os jogadores participantes são: Dmitry Jakovenko,Alexander Grischuk,Boris Gelfand,Pavel Eljanov,Sergei Movsesian,Etienne Bacrot,Vugar Gashimov,Peter Svidlet,Arkidij Naiditsch,Anatoly Karpov,Zahar Efimenko,Pavel Tregobov,Mikhail Gurevich,Evageniv Najer,Alexander Mosiseenko e Yuri Drozdovskij.

sábado, 16 de maio de 2009

U.S. Championship e Bosnia-Sarajevo 2009

Andei dando uma olhada nos sites de notícias e tenho certeza que esses dois torneios valem a pena dar uma coferida.Primeiramente o Campeonato Nacional Americano conta com uma ocasião inédita onde os melhores jogadores do país(Gata Kamsky e Hikaru Nakamura)estão jogando sem sombra de dúvidas pelo título.Depois não sei ao certo mas pelos vídeos do Blog do Chess Club o famoso servidor da internet esse é um dos mais bem organizados torneios que já se teve se não o melhor.O site do torneio também é a escola e clube que sedia o evento: http://www.saintlouischessclub.org/ . Outros jogadores que são interessantes são Yuri Shulman(atual campeão nacional),Joel Benjamin,Gregory Kaidanov,Larry Christiansen,Robert Hess(Empatado até agora em 1º) dentre outros muitos.Como sempre para os filiados ao ICC poderão ver os jogos pelo servidor.Aliás um detalhe importante,acho que devo ter mencionado isso na descrisção do site mas esse servidor provêm a corbetura ao vivo da maioria dos grandes eventos do xadrez então, para quem é o pode se associar vale muito a pena além disso ele também possui aulas "on demand".

Outro torneio interessante é o Bosnia-Sarajevo 2009.Esse ano conta com a presença dos GM Sergei Movesesian,Pavel Eljanov,Wang Hao,Ivan Solokov,Pentala Harikrishna e Borki Predojevic.O site oficial é: http://www.skbosna.ba/?jezik=bos&x=47 é um site bilíngüe que dá todas as informações do torneio.




Poe enquanto sem mais.Volto assim que achar novos eventos a serem realizados interessantes.Uma ótima diversão e jogos a todos.
MBS

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Nalchik 2009,Copa do Presidente:Azerbaijão vs. Fide e MTel Masters

Depois de muita ausência volto a escrever.Estive com muitas tarefas dentre Universidade e trabalho me esquecendo de atualizar um dos princípios básicos de um Blog.Então,sem mais delongas vamos a elas.
Na 4º etapa do Grand Prix da Fide em Nalchik, Rússia o GM Levon Aronian ganhou e é o terceiro em pontuação na soma de todos os grand prix.O grande mestre armênio obteve o título após vencer o GM húngaro Peter Leko na última rodada quando os dois estavam empatados com 7 e 1/2 pontos.Como acho que já disse anteriormente no "preview" do torneio esse foi o grand prix com maior média de ELO.Apesar de campeão não quero pegar Levon como destaque pois afinal de contas ele é um campeão e era um favorito a ganhar.Quero destacar o ótimo torneio do seu compatriota Vladmir Akopian que obteve 7 e 1/2 pontos ficando junto com Leko em 2º.E infelizmente terei que fazer um friso negativo em Vassily Invachuk de novo.O GM ucraniano ficou em 12º lugar empatado os os dois últimos com 5 e 1/ pontos.Pensei que ele estava de volta e jogando bem entretanto, voltou a apatia e o xadrez fantástico que mostrava é apenas uma memória do ano passado.Porém,tenho fé que ele pode mostrar muitas surpresas ainda e talvez no MTel Masters que está no início ele mostre algo mas por enquanto é só especulação.

Para completar os meus atrasos começo a falar da Copa do Presidente no Azerbaijão.Não sei ao certo o que houve mas aconteceu um atentado em uma sede do governo do Azerbaijão e em homenagem aos mortos houve esse torneio de xadrez rápido(25 min. controle de tempo).Uma equipe do Azerbaijão(Os três leões Radjabov,Mamedyarov e Gashimov mais Mamedov e Guseinov)jogaram contra a equipe mundial FIDE(Anand,Topalov,Kramnik,Carlsen,Karjakin e Shirov),ou pelo menos deveria ser assim pois Topalov recusou-se a ir por causa do MTel Masters de Sofia apesar de os jogos não coincidirem.Na minha opinião se ele não gosta de jogar junto de Vladmir Kramnik seria mais fácil dizer porém é melhor ele manter as coisas frias mesmo então,bom esquecer as desavenças.Resultado é que a equipe FIDE venceu fácil por 21.5 a 10.5.





Finalmente atualizando de verdade falarei sobre o recém inaugurado MTel Masters 2009 em Sofia na Bulgária.O torneio deste anoa conta com a presença além do óbvio nome de Veselin Topálov também com Magnus Carlsen,Lennier Dominguez,Vassily Ivanchuk,Wang Yue e Alexey Shirov de volta aos grandes torneios.O site oficial é: http://www.mtelmasters09.com/